Sem categoria

A Biblioteca Está Viva

12 Jun , 2018  

A encerrar a Feira do Livro, no dia 10 de Junho, a Agora Aveiro reinventou o conceito de “biblioteca” ao criar um espaço onde, invés de livros, encontrámos pessoas. Inspirado no movimento internacional “Human Library, construiu-se a “Biblioteca Viva”.

Partindo da ideia de que “por detrás de cada livro há uma pessoa” e que “cada pessoa tem uma história para contar”, este foi um espaço de partilha onde os “leitores” foram convidados a ouvir as histórias de migrantes e refugiados.  Histórias como as de um ativista político venezuelano que foi raptado e até mesmo alvejado, mas que não deixou que isso o impedisse de continuar a lutar por um futuro melhor. Ou a de um estudante sírio que abraçou a educação para chegar mais longe e acabou por se deixar apaixonar pela cidade dos canais. Ou a da jovem que veio para Aveiro com 13 anos, mas que mantém vivas as memórias que tem do Iraque e da Jordânia através dos sabores da cozinha tradicional. Ou até mesmo a do casal que deixou para trás os fascínios da Amazónia para se encantar com as belezas e a hospitalidade das pessoas que aqui encontraram.

A “Biblioteca Viva” é um espaço onde as questões difíceis são esperadas, apreciadas, e respondidas, sem medos ou tabus. Um conceito educativo diferente, que pelo seu ambiente informal e próximo, incentiva o diálogo, tornando mais fácil a desconstrução de estereótipos e preconceitos, aproximando-nos de uma sociedade mais inclusiva.

Esta ação insere-se nas áreas de intervenção em que a Agora Aveiro tem vindo cada vez mais a apostar, “Inclusão e Sensibilização Sociais”, “Arte, Cultura e Criatividade” e “Intervenção Urbana”, através de projetos de impacto, indutores de mudança que tornem Aveiro uma referência.

Esta ação realizou-se em colaboração direta com o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Aveiro– CLAIM, serviço do Centro Social Paroquial da Vera Cruz e Biblioteca Municipal de Aveiro, com o apoio da Pleno e do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P e Câmara Municipal de Aveiro. promovendo a interculturalidade e a integração social. Um momento enriqueceu e diversificou a oferta cultural da Feira do Livro.

Por
Associação para a promoção da cidadania ativa