what does it mean to be a volunteer of agora aveiro?

Sem categoria

O que significa ser um voluntário na Agora Aveiro?

25 Nov , 2015  

O que significa ser um voluntário na Agora Aveiro? Temos recebido muitas perguntas sobre o que significa ser voluntário na Agora Aveiro, quem ajudamos, o que fazemos e porquê. Vamos, então, tentar responder a todas as tuas perguntas.

A Agora Aveiro é uma associação juvenil que promove a cidadania activa. Não nos empenhamos numa causa em específico ou num determinado grupo de pessoas. Os nossos projectos são diversificados e apoiamos tudo aquilo que achamos fazer sentido – desde a promoção de hábitos de vida saudáveis, à sensibilização para uma sociedade mais inclusiva, entre muitos outros tópicos.
Para teres uma melhor noção, basta-vos olhar para a área “Projectos” no nosso website e logo irás perceber que tipo de projectos e actividades temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos. Ou, se preferes usar o Facebook, podes dar uma espreitadela nos nossos álbuns: cada um tem uma descrição do projecto/actividade a que se refere e muuuuuitas fotografias incluídas!
Mas vamos dar-te aqui alguns exemplos de actividades que tenhamos levado a cabo no passado e qual o papel que os nossos voluntários desempenharam. Assim, no futuro, nestes ou noutros projectos, saberás que ajuda pedimos aos nossos voluntários:

1. Biblioteca Viva – esta primavera, organizámos um evento de uma tarde onde convidámos pessoas com histórias de vida marcantes para serem “livros humanos”. Qualquer pessoa se podia juntar e “ler” um dos “livros” ou, na realidade – falar com eles. Convidámos as pessoas que são, geralmente, alvo de preconceito – por exemplo, alguém com alguma deficiência, um Muçulmano, um refugiado, etc. Convidámos, depois, a comunidade aveirense a juntar-se ao evento e conhecer pessoalmente estas pessoas, conversar com elas e reconsiderar a opinião que tinham formada anteriormente. Aqui podes saber mais sobre este evento.

Como é que tu podes ajudar? Cada projecto tem de ser organizado 🙂 Não acontece só porque sim. Por exemplo, num caso como este, precisamos de encontrar pessoas para serem “livros”, um local para o evento, promoção (desde o design à distribuição de flyers , posters e envio de press releases para os media), precisamos de estar presentes no dia, tirar fotografias, filmar e, mais tarde, fazer um pequeno vídeo e publicar tudo no nosso website e Facebook. No final, temos ainda de recolher materiais e transportá-los para o nosso escritório, fazer um relatório do evento, etc. Todas estas tarefas só são possíveis com a ajuda dos nossos Voluntários.

2. Um Intercâmbio Juvenil (Youth Exchange) – este exemplo é um pouco mais complexo: um intercâmbio dura 10 dias, acontece em Aveiro e, normalmente, uma a duas vezes por ano. Os participantes têm entre 18 e 25 anos e vêm de todos os países da Europa. O propósito destes projectos é partilhar conhecimento e aprender sobre as culturas dos outros países participantes, bem como aprender sobre um tópico em específico – que será o mote para todo o intercâmbio. Os temas podem ser diversos: normalmente, os nossos intercâmbios têm como tema principal algo ligado a estilos de vida saudável. Aprendemos, num ambiente de educação não-formal (que, de resto, e ao contrário do que acontece na escola, é o tipo de aprendizagem transversal a todas as actividades programadas), sobre a importância do desporto, de uma alimentação saudável, sobre a importância da reciclagem e outros hábitos sustentáveis, etc. Aqui podes ver algumas fotografias do nosso último intercâmbio – WAVE 2, que teve lugar em São Jacinto, no último Verão. E aqui podes ler o nosso relatório sobre este projecto.

Então, como podes ajudar-nos num projecto deste género? Bem, como deves imaginar, cerca de 30 jovens chegam a Aveiro para participar neste projecto e nós temos de os receber. Antes de mais nada, é necessário organizar as viagens dos participantes desde os seus países de origem até ao local do intercâmbio. Precisamos de organizar um lugar para eles ficarem, três refeições diárias, estruturar todas as actividades em que eles irão participar, encontrar patrocínios para alguns lanches e bebidas e organizar alguns passeios para eles conhecerem a nossa cidade e região.Precisamos também de tirar fotografias todos os dias do projecto, durante todas as actividades e filmar. No final, criar um vídeo sobre o projecto, publicar uma brochura e partilhar os resultados. Isto envolve meses de trabalho e tu podes, se quiseres, juntar-te a este processo e aprender sobre gestão de projectos, logística, etc. Mais tarde, durante o intercâmbio, claro que te juntas aos participantes, fazes novas amizades, praticas o teu inglês e outras línguas e fazes memórias para a vida.

3. Ajudar na integração dos nossos voluntários SVE – Todos os anos, a Agora Aveiro recebe vários voluntários de longo-termo SVE (Serviço de Voluntariado Europeu). Eles vivem em Aveiro durante sete meses e ajudam-nos a desenvolver as mais diversas actividades e projectos. Estes voluntários têm sempre um máximo de 29 anos e vêm de diferentes países da União Europeia. Se gostares de dedicar algum do teu tempo a estes voluntários, podes ser um tutor deles ou professor de português. Estas são tarefas bastante sérias e importantes, já que precisas de estar disponível, pelo menos, uma vez por semana. Mas esta é uma óptima oportunidade de fazeres novos amigos, praticares o teu inglês (ou outra língua), aprenderes sobre outros países, etc.

4. Podes criar o teu próprio projeto com a Agora Aveiro! Sim! Não temos apenas os nossos projectos onde tu podes ajudar… Tu podes vir até nós com a tua própria ideia e os nossos voluntários vão ajudar-te a desenvolvê-la. Nesse caso, és o gestor do projecto e o principal responsável por ele. Estes são apenas alguns exemplos do que podes fazer como voluntário na Agora Aveiro. Além de tudo isto, podes ajudar-nos com questões mais gerais, como o design de uma newsletter, a promoção das nossas actividades, angariações de fundos ou qualquer outra actividade na qual te sintas confortável. Porque deves fazê-lo? Bem, se queres aprender e ganhar novas competências e fazer novos amigos, esta é a tua oportunidade.

Se não queres esperar por ver as coisas acontecer, mas antes, fazê-las acontecer, então, deves juntar-te a nós e pôr as ideias em acção! São óptimas oportunidades não só para enriqueceres o teu CV, mas também para desenvolveres as tuas competências sociais e divertires-te.

Por último, mas não menos importante: a Agora Aveiro tem inúmeras oportunidades para os seus voluntários – para ti! Podes viajar e participar em intercâmbios ou em formações internacionais de graça (ou praticamente de graça), obter certificados e fazer um SVE com a duração máxima de um ano em qualquer país europeu.

Se tiveres alguma pergunta, não hesites em falar connosco.

Esperamos contar contigo e ver-te em breve no nosso espaço!

Por
Associação para a promoção da cidadania ativa