Café Suspenso em Aveiro

Os voluntários SVE da Agora Aveiro que vieram em Julho de 2016, estiveram a “fazer algo de bom” em Aveiro. Entre o Summer Skills Lab, I♥Aveiro e Language Exchange Meetings, os nossos voluntários estiveram ocupados a implementar um projecto chamado Café Suspenso.

Café Suspenso é um projeto lançado em novembro de 2016, pela associação Agora Aveiro, e com apoio do IPDJ. Como é que este funciona? Quando vamos ao café ou pastelaria, em vez de comprar apenas um café, compramos dois ou mais. Este café extra vem na forma de um cartão que o vendedor coloca na caixa dos cafés suspensos. A qualquer altura, outra pessoa pode trocar esse cartão por um café. A ideia surgiu originalmente em Itália, mas rapidamente se tornou popular por toda a Europa. Baseia-se no ato, tão simples e comum nos cafés dos bairros e meios mais tradicionais, que é oferecer um café.

Os voluntários locais e do SVE da Agora Aveiro começaram a discutir a ideia no final de Agosto. Em Setembro, estava definida a identidade visual do projeto, e as principais ideias de desenvolvimento. O Café Suspenso estava a caminho dos nossos cafés! Os nossos voluntários começaram uma demanda para encontrar tantos cafés/bares/restaurantes que aceitassem a ideia do Café Suspenso quanto possível. A resposta dos cafés locais foi ótima desde o início. A maioria dos proprietários aceitou, de bom grado, a ideia e queria ajudar-nos a desenvolver o espírito de bondade.

IMG_3969

Criámos materiais promocionais, cartões que representam café e caixas para os estabelecimentos. Com a ajuda dos nossos voluntários, os cafés locais implementaram a ideia e, juntos, estamos a desenvolvê-la e espalhá-la por toda a cidade.

O projeto teve uma excelente aceitação tendo suscitado o interesse e curiosidade de vários meios de comunicação. A resposta da comunidade aveirense à iniciativa também foi bastante positiva. De tal forma que, outros estabelecimentos, em Águeda e Sever do Vouga, quiseram juntar-se ao projeto e tornar-se, também eles, estabelecimentos aderentes. Ao longo do decorrer do projeto fomos escutando as opiniões dos aveirenses, quer dos vendedores, quer dos clientes. Algo era unânime: podíamos fazer mais! Adicionar a este projeto algo mais substancial. Algo que tinha sido colocado em cima da mesa aquando do planeamento do projeto mas que se optou por deixar para mais tarde, dependendo do sucesso do projeto. Assim sendo, no dia 17 de Abril, numa tardia celebração do “Dia Internacional do Café”, relançámos o projeto com “algo mais”. Nalguns dos estabelecimentos aderentes é agora possível, para além do café, deixar algo mais suspenso. Uma sandes ou uma sopa, por exemplo, podem agora ser deixados à espera de quem mais precisa.

Este projeto encontra-se implementado em:

O projeto continua aberto a sugestões e à participação de mais estabelecimentos, bastando para isso entrar em contato com a associação.

O Café Suspenso é um projeto destinado a durar muito tempo. Mais do que os outros. É dedicado à comunidade local, um projeto movido pela bondade do quotidiano e que vive do sentido de pertença, do conforto emocional e dos pequenos gestos que causam grandes sorrisos.

Assiste ao nosso vídeo sobre o projeto aqui.