Cursos de Formação

Até à data, implementámos dois fantásticos cursos de formação Erasmus+ sobre tópicos muito importantes para nós.

Aqui podes ler mais sobre estes projetos. Ambos os quais foram integralmente cobertos pelo programa Erasmus+ (alojamento, alimentação e bilhetes de avião).

Let’s do it Guerrilla way (Vamos fazê-lo ao estilo de Guerrilha)

Let’s do it Guerrilla way” foi um curso de formação que Agora Aveiro promoveu no âmbito do programa Erasmus + da CE. Decorreu em Aveiro, em Novembro de 2014. Recebemos 24 jovens de 8 países europeus. Vieram da Itália, Espanha, Croácia, Eslovénia, Hungria, Eslováquia, Roménia e Portugal. Durante dez dias, compartilhamos com eles a nossa experiência e conhecimento sobre implementação de ações locais de guerrilha. Também trabalhámos competências de comunicação, relações públicas e marketing para organizações sem fins lucrativos. Vê um dos exercícios que fizemos para o tema discurso público.

Alguns dos principais tópicos discutidos neste curso de formação incluem:

O que é o marketing de guerrilha e como usá-lo na sua ONG?
O que é a narrativa e porque é importante no trabalho juvenil?
Como fazer uma atividade que não será esquecida logo a seguir?
Como podes integrar a tua comunidade local nas tuas atividades usando abordagens mais interativas?
Como usar as redes sociais de uma forma de guerrilha?

Domagoj Morić, associado de Relações Públicas do Fórum pela Liberdade na Educação (Zagreb, Croácia) e Nataša Gološin, gestora de projetos da Agora Aveiro, foram os formadores selecionados para este projeto.

Como resultado do “Let’s do it Guerrilla way“, surgiu um blog: guerrillaforngo.wordpress.com, onde reunimos as melhores ideias e práticas de guerrilha. Estão todos convidados a enviar os vossos estudos de caso através do grupo no Facebook: Guerrilla Network.

Vê a nossa apresentação sobre como organizar atividades de guerrilha aqui.
 
Queres saber o que os nossos participantes tiveram a dizer sobre este curso de formação? Vê este vídeo

A Mile in my Shoes (Uma Milha nos meus Sapatos)

A Mile in My Shoes: tools for fighting discrimination and building a more inclusive society, “Uma Milha nos meus Sapatos: ferramentas para combater a discriminação e construir uma sociedade mais inclusiva”, foi outro curso de formação que a Agora Aveiro promoveu no âmbito do programa Erasmus + da CE. Aconteceu em Belgrado, Sérvia, em março de 2016. Recebemos 22 jovens de 5 países europeus diferentes. Vieram da Hungria, Macedónia, Grécia, Sérvia e Portugal. Durante dez dias, compartilhámos com eles a nossa experiência e conhecimento na implementação de ações de marketing de guerrilha que promovem valores de inclusão e como organizar Bibliotecas Vivas. Mais uma vez, trabalhámos em melhorar as capacidades de comunicação, relações públicas e marketing para organizações sem fins lucrativos.

Alguns dos principais tópicos discutidos neste curso de formação incluíram:

O que é o marketing de guerrilha e como usá-lo na tua ONG?
O que é a Biblioteca Viva e como pode ela ser usada?

Neste curso de formação, criámos uma brochura que podes ver aqui. Além disso, começámos um movimento inteiro chamado “Hooks of Kindness” que ainda está vivo nas Balcãs graças a este projeto. Um dos principais resultados foi um maravilhoso evento da Biblioteca Viva que aconteceu no KC Grad em Belgrado. Dez livros humanos (Imigrantes, requerentes de asilo, profissionais e voluntários que trabalham com eles) puderam compartilhar sua história com mais de sessenta participantes.

Queres saber o que os nossos participantes tiveram a dizer sobre este curso de formação? Vê este vídeo!
 

Promovemos os nossos cursos de formação em diversas plataformas, incluindo o site SALTO YOUTH. Se gostarias de participar em formações semelhantes, vê o calendário de formação SALTO. Graças ao programa Erasmus +, a participação é normalmente gratuita para todos. Em raras ocasiões, pode ser necessário pagar uma pequena taxa de participação.