Eventos

Alguns de nossos maiores eventos incluem a Biblioteca Humana, a Celebração do Dia da Saúde Mental e o Multi-Culti.

Origami* – a arte de dobrar papel

A Agora Aveiro tem vindo a organizar workshops de origami desde o início. Uma sessão onde os nossos voluntários e todos os interessados se reúnem e fazem esculturas de papel através de técnicas de dobragem e escultura. Aprendem uns com os outros como fazer esculturas diferentes e mais complicadas enquanto desenvolvem laços mais fortes.

Este ano, a Aveiro irá celebrar o dia da Origami no dia 11 de Novembro e os voluntários da Agora estão a trabalhar arduamente para preparar uma grande surpresa para todos em Aveiro.

*[Origem do nome: Origami (折り紙, de ori que significa “dobragem”, e kami que significa “papel”]

Language Exchange Meetings

“Aprender outra língua não é apenas aprender palavras diferentes para as mesmas coisas, mas aprender outra maneira de pensar sobre as coisas.” ‒ Flora Lewis

E assim, começámos a organizar uma série de sessões de intercâmbio de idiomas, todas as quartas-feiras, desde outubro de 2016. A atmosfera da reunião é descontraída e não-formal. A ideia principal do evento é incentivar o processo de aprendizagem através da prática.

Isto não são aulas de línguas, mas sim um ambiente no qual conheces novas pessoas e praticas com elas uma língua que já começaste a aprender. Se queres desenvolver as tuas aptidões linguísticas e conhecer novas pessoas, junta-te ao nosso grupo no Facebook e serás notificado sobre atividades futuras.

Biblioteca Viva

A Biblioteca Viva (BV) funciona como qualquer outra biblioteca – exploras títulos de livros, escolhes o que queres ler e leva-lo emprestado por um determinado período de tempo. A única diferença é que os livros são pessoas com histórias reais e, em vez de ler o livro, falas com o livro! Nós achámos a ideia divertida e vimos potencial educacional nela. No dia 9 de Maio de 2015, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, organizámos a primeira Biblioteca Viva em Aveiro. Aqui está o link para a brochura, onde podes ler mais sobre o evento.

Organizámos a segunda BV local para promover o SVE (Serviço Voluntário Europeu), no ano do seu 20º aniversário. Convidámos antigos e atuais voluntários, mentores e coordenadores do SVE para compartilhar com os leitores a sua experiência e conhecimento. Este evento aconteceu em setembro de 2016 e reuniu 8 livros e mais de 30 leitores.

Houve outra Biblioteca Viva organizada pela Agora Aveiro, desta vez em Belgrado, no âmbito de um Curso de Formação Erasmus + que organizámos na Sérvia, em Março de 2016. Os temas foram a inclusão e a imigração. Os livros eram migrantes, requerentes de asilo e os profissionais e voluntários que trabalham com eles. O evento aconteceu no KC Grad em Belgrado, foi promovido pelos meios de comunicação nacionais e, de acordo com os participantes, foi um evento muito bem-sucedido que vale a pena repetir.

Planeamos organizar mais Bibliotecas Vivas no futuro. Se estás interessado em ser um livro humano ou um voluntário, entra em contato connosco.

Multi Culti

Iniciado em 2010, o Multi Culti foi o primeiro evento organizado pela Agora Aveiro. O conceito tem evoluído ao longo dos anos, no entanto, normalmente convidamos estrangeiros a fazer uma breve apresentação sobre o seu país, idiomas e gastronomia.

Dia da Saúde Mental

Há 4 anos consecutivos que celebramos o Dia Internacional da Saúde Mental. Em 2015, encontrámos inspiração neste vídeo e, com o apoio do IPDJ, convidámos mais de 100 pessoas da nossa comunidade a escreverem cartas de amor a si próprios, enquanto compartilhámos factos significativos simples sobre a saúde mental, no Fórum de Aveiro. Aqui podes ver algumas das fotos que tirámos nesse dia.