SVE na Agora Aveiro

Até agora, a Agora Aveiro acolheu três projetos do Serviço Voluntário Europeu (SVE):

DO STH NICE: “Discover Opportunities, Seize the Hour, Never Ignore Creative Energy” (2016)
YALA: Your Active Life in Aveiro (2015)
To Aveiro, with Love (2014)

Fomos a organização coordenadora de todos estes projetos.

To Aveiro with Love

Este SVE durou seis meses e envolveu três voluntários, Tiphaine, Jimmy e Sosna, de dois países da UE, Polónia e França.

Os voluntários ajudaram tanto durante as nossas atividades locais como com os projetos internacionais. Assim como, propuseram e desenvolveram suas próprias ideias e projetos, com tanto do nosso apoio quanto necessário.

Tal como a nossa ONG, este projeto visou promover a cidadania ativa, de muitas formas diferentes. Sensibilizámos para a importância da diversidade cultural e oportunidades disponíveis para aqueles que vivem na UE. Promovemos a participação ativa e incentivámos os jovens locais a tornarem-se empreendedores.

Os voluntários apoiaram e desenvolveram os seguintes projetos da Agora Aveiro:

Workshops sobre cosméticos naturais, jardins verticais, compostagem. “Gerações às Hortas“, para o qual também organizaram uma exposição de fotografia. Produziram e pós-produziram os vídeos do TEDxAveiro e TEDxYouth@Aveiro. Filmaram e produziram o vídeo “Aveiro is also happy“. AMAP em Aveiro, um projeto que liga produtores locais de alimentos biológicos e clientes interessados ​​em adquiri-los diretamente. Participaram também em algumas das iniciativas dos nossos parceiros, Câmara Municipal e Quinta Ecológica da Moita.

YALA: Your Active Life in Aveiro

Demos as boas-vindas à Wiola, Tanja, Tea e Jasna, da Polónia, Croácia e Letónia. Ajudaram-nos nas atividades programadas e em curso, tais como workshops e ações de guerrilha (Demos as boas-vindas à Wiola, Tanja, Tea e Jasna, da Polónia, Croácia e Letónia. Ajudaram-nos nas atividades programadas e em curso, tais como workshops e ações de guerrilha (projeto Valentino, doação de roupa). Assim como, propuseram e geriram as suas próprias ideias e projetos para trazer à tona projetos como a Biblioteca Viva.
 
Estes voluntários também se juntaram à equipa TEDxAveiro para ajudar a organizar a conferência anual TEDx. No final de junho, ajudaram a organizar a segunda edição do nosso intercâmbio de jovens, WAVE. Foram também responsáveis ​​pela nova imagem do nosso website e material de divulgação das atividades do SVE.

DO STH NICE

Este projeto foi dividido em duas atividades SVE de duração diferente. No SVE de curta duração, o Dragan da Bósnia, Jovana da Sérvia e Tibor da Hungria, ficaram connosco de julho a agosto. O Marko da Sérvia, Beatrice da Roménia e Katrina da Letónia ficaram de julho a novembro.

Os nossos voluntários de curta duração apoiaram os Skills Lab Free Workshops, uma sessão de um mês de duração de workshops diários sobre tópicos como viagens e crescimento pessoal e profissional. Os voluntários de longa duração estiveram envolvidos na repintura da famosa escadaria “I Love Aveiro”, iniciaram um projeto com o mesmo nome, e lançaram o movimento de intercâmbio de idiomas Language Exchange Meetings e o Café Suspenso. Durante o evento Biblioteca Viva, falaram da sua experiência com SVE e promoveram o programa.

Podes encontrar testemunhos sobre o programa aqui
 
Todos os projetos SVE foram financiados pelo programa Erasmus+.