Atividades de Guerrilla

As actividades de guerrilha já são uma marca registada da Agora Aveiro. Estas são pequenas ações de rua através das quais alertamos a comunidade para questões importantes de maneiras engraçadas, chocantes e memoráveis.

Alguns dos nossos melhores projetos:

Valentino, Kissing Spots e Hugging Spots

“Precisas? Então, leva”, pelas ruas de Aveiro, pendurámos cabides com roupa, etiquetados com: “Precisas? Então, leva

Mensagens positivas, em que espalhámos balões pela cidade com cartões a dizer: “Tira um sorriso”. Desta forma, qualquer um podia “rasgar” um sorriso para si.

Campanhas de sensibilização sobre a SIDA, já fizemos três. Todos os anos andámos pela cidade de Aveiro a distribuir preservativos grátis e folhetos.

Colámos sapatos ao pavimento para demonstrar que mandar pastilhas para o chão não é algo agradável.

Colocámos um peixe gigante feito de lixo na Ria de Aveiro para salientar a importância de um ambiente limpo.

Representámos teatro invisível, em que encenámos pequenas cenas de comportamento violento para alertar para o tema. Se pode ser feito com segurança, todos devem reagir perante um ato de violência e não ficar indiferente.

Convidámos os cidadãos de Aveiro a limpar após os seus cães, e encenámos uma performance em que nos vestimos de cão e excremento. Oferecemos dezenas de sacos de plástico.

Adoramos atividades de guerrilha, e temos uma vasta experiência na sua organização! Tanto que o Erasmus+ cconcedeu-nos um projeto por causa disso. Em Novembro de 2014, desenvolvemos o curso de capacitação “Let’s do it guerrilla way”, para 24 jovens de 8 países europeus. Compartilhámos as nossas boas práticas e motivámos os participantes  a desenvolverem atividades semelhantes, adaptadas às realidades dos seus países. Lançámos o blog guerrillaforngo.wordpress.com, para partilhar os melhores casos de estudo.