Projeto I♥Aveiro

A identidade de uma cidade não se reduz à infraestrutura que nela existe. Não são estradas, nem prédios nem pontes. A identidade é criada pelo coletivo de histórias individuais e particulares que se entrecruzam e que, no seu conjunto, formam uma herança cultural. Histórias que são transmitidas dos mais velhos para os mais novos, em tertúlias de café e em conversas de cabeleireiro. O “I Love Aveiro” pretende imortalizar a identidade aveirense num compêndio destas histórias.

Numa cidade com um crescente fluxo turístico e envelhecimento da população torna-se necessário eternizar estas histórias, valorizando o património humano.  Procurar novos meios de transmissão e perpetuação da identidade local. Plataformas atrativas e atuais que levem as histórias das pessoas, locais e acontecimentos da cidade àqueles que nela moram, mas também, aos que estão de passagem.

O projeto consiste na pesquisa, escrita e registo fotográfico e videográfico de histórias orais de sítios históricos, grupos culturais de destaque da cidade e das pessoas singulares que tornam Aveiro uma cidade única. O Projeto contribui assim para a valorização, conservação e promoção do património etnográfico e histórico da Região de Aveiro. Uma maneira diferente de dar a conhecer a cidade àqueles que por ela passam, tendo sempre em conta o envolvimento da comunidade. Conhece pessoas sobre as quais não tinhas ouvido falar antes ou relembra aquelas que podem transportar-te de volta à infância. Relembra “Olha a bolacha americana. Para ti e pa tua mana! “, professor Atita, ou aqueles heróis locais “invisíveis” que merecem ser conhecidos por mais. O edifício pelo qual passas todos os dias tem uma história para contar. A tua escola, ou mesmo a tua casa. A ponte que atravessaste testemunhou inúmeras histórias de amor, tem um contexto histórico. Talvez haja uma história interessante sobre o teu parque favorito ou bairro?

Esta coleção única de histórias, não só será uma grande fonte de informação, como um dia fará parte de um itinerário turístico para todos aqueles que visitem a nossa cidade. Queremos ir além do simples turismo, onde se visitam apenas os locais mais populares da região, para levar as pessoas a conhecer uma perspetiva mais local da região para que o visitante se sinta conectado com o contexto social, histórico e cultural.

I♥Aveiro ganhou vida como parte do DO STH NICE, o projeto SVE de 2016. Foi concebido e desenvolvido pelos nossos voluntários locais e SVE que se deixaram apaixonar pelo verdadeiro espírito de Aveiro, e quiseram partilhá-lo. Pessoas incríveis e lugares interessantes de Aveiro inspiraram-nos a escrever sobre eles. Todos nós temos um papel muito importante em manter estas histórias vivas. Sente-te à vontade para compartilhar, comentar ou enviar a tua própria história.