Intercâmbios de Jovens

Os intercâmbios de jovens permitem que grupos de jovens de diferentes países se reúnam, vivam juntos e trabalhem em projetos compartilhados por curtos períodos de tempo (5 a 21 dias). Podes participar em atividades como workshops, exercícios, debates, atividades ao ar livre e muito mais. A Agora Aveiro organizou dois destes intercâmbios.

Projeto WAVE, São Jacinto, junho de 2014

O nosso primeiro projeto de intercâmbio de jovens, aprovado no âmbito da ação 1.1., dentro do programa Juventude em Ação, foi um projeto chamado “WAVE”. Um intercâmbio juvenil multilateral com 30 jovens de 6 países da UE, que teve início em junho de 2014, em São Jacinto, perto de Aveiro. O objetivo principal deste projeto foi reunir jovens para discutir conservação da natureza, reciclagem e reutilização, estilos de vida saudáveis, hábitos alimentares saudáveis, e o papel do desporto nas vidas dos jovens.

Os participantes aprenderam sobre a importância de preservar a natureza (água e dunas), e praticaram desportos de praia como surf. Juntos, trabalhámos para entender como o lazer e as atividades desportivas são importantes para o nosso bem-estar e são ótimas ferramentas de aprendizagem.

Exchange wave 2014 4

Projeto WAVE 2, São Jacinto, junho de 2015

O WAVE foi um sucesso tão grande que, em 2015, a Agora Aveiro organizou a segunda edição deste intercâmbio. Convidámos 35 pessoas de 7 países diferentes para partilhar esta experiência connosco. Muitas das atividades, bem como o local, permaneceram iguais. Os participantes participaram em aulas de surf e jogos de Frisbee, e exploraram a reserva natural de São Jacinto. Também prepararam workshops sobre upcycling para crianças e idosos num infantário local.

IMG_4492