Sem categoria

Semear o Futuro

26 Dez , 2017  

Enquanto preparávamos a 4ª Edição do Projeto “Biologia a Plantar o Futuro”, a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Aveiro lançáva-nos um desafio inesperado! As crianças do Centro Escolar de Santiago, vendo a devastação que os incêndios causaram, queriam, também elas, fazer algo pelas florestas e pela natureza. Assim, a Agora Aveiro foi convidada a desenvolver uma atividade dirigida às crianças. 

Aceitámos o desafio e decidimos fazer “seed bombs” – pequenas bolas de argila e substrato contendo sementes no interior que, quando atiradas à terra, explodem num manto colorido de vida. Lançámos um repto à Argex, uma empresa de produção de argila expandida sediada em Aveiro, que prontamente se disponibilizou para nos ajudar. Assim, com a preciosa ajuda dos “Guardiões da Natureza”, fomos até ao Centro Escolar de Santiago onde fomos recebidos por turmas de 3º e 4º ano, num total de mais de 100 crianças desejosas por deitar as mãos à terra.  

Iniciativas como esta partilham o espírito de movimentos de “Guerrilla Gardening – Jardinagem de Guerrilha” que têm por objetivo a promoção da educação e consciência ambiental. Para além das dezenas de “seed bombs”, germinaram também sorrisos e gargalhadas, deixámos as
mãos sujas e uma vontade enorme de ajudar a natureza.     

Por
Associação para a promoção da cidadania ativa