Torna-te Voluntário

Se gostas do que fazemos e gostarias de te juntar a nós – é fácil – podes tornar-te voluntário da Agora Aveiro!

Mas… Como é que te tornas voluntário?
E o que é que isso quer dizer exatamente?

Quer dizer que te podes juntar aos projetos em curso da Agora Aveiro, e ajudar tanto quanto puderes durante a sua organização, implementação, etc. Também podes propor as tuas ideias para projetos. Se estiverem de acordo com a nossa missão e os outros voluntários gostarem – podemos desenvolvê-las juntos!

Quer dizer que automaticamente ganhas novos amigos

Também quer dizer que terás prioridade durante o processo de seleção dos nossos projetos internacionais (cursos de formação e intercâmbios de jovens, a acontecer por toda a Europa, com duração, normalmente, até 10 dias)

Finalmente, quer dizer que vais ajudar a promover a cidadania ativa em Aveiro. Juntos, ajudamos Aveiro a crescer, e crescemos também!

O que é que não quer dizer?

Ser voluntário não quer dizer que possas prometer fazer algo e depois não aparecer ou desistir a meio.

Ok, decidiste, queres tornar-te um de nós. E agora?

1) Torna-te um membro oficial. É grátis (aceitamos doações, mas não é obrigatório!). Clica aqui.

2) Liga-te a nós no Facebook, no grupo dos membros “Amigos da Agora Aveiro”. Pede para aderir ao grupo, e segue o que se passa. Publicamos notícias, projetos futuros, ideias, e partilhamos conteúdo interessante. É também onde anunciamos as nossas reuniões.

3) Junta-te a nós numa reunião, nós não mordemos. Usualmente, reunimo-nos todas as terças-feiras, às 21:15h, no sótão da nossa sede (Rua dos Mercadores, n.º3). Confere se vamos lá estar esta terça-feira e junta-te a nós. Há bolachas, pipocas e chá, grátis para todos.

O que é que precisamos dos voluntários?

Precisamos de voluntários para se juntar às atividades/projetos em curso ou por desenvolver. Apesar de não termos muitas atividades recorrentes, e estamos sempre à procura de novos projetos, há algumas coisas de que precisamos com regularidade, tais como:

– traduções (EN->PT, PT->EN)

– design (posters, imagens, flyers…)

– Aulas de Português para os voluntários estrangeiros

– “buddies” para os voluntários estrangeiros

– histórias para o projeto “I Love Aveiro”

– fotografia

– vídeo (captura e edição)

– assistência na organização de Language Exchange meetings

Se estás interessado em ajudar em qualquer uma destas áreas, contacta-nos!

O que é que um voluntário recebe?

A oportunidade de conhecer pessoas fantásticas, e passar tempo com elas, de aprender a fazer coisas novas, de desenvolver novas capacidades e competências. Este tipo de aprendizagem é denominada “educação não-formal”, e é realmente divertida. Podes praticar idiomas estrangeiros, participar em projetos internacionais no estrangeiro de graça, fazer coisas incríveis em Aveiro e divertir-te imenso com um grupo fantástico de jovens.

Voluntariado no estrangeiro – Serviço Voluntário Europeu

Se estás interessado em experienciar viver e fazer voluntariado noutro país, também temos algo para ti! A Agora Aveiro tem acreditação para enviar e receber voluntários SVE. Se gostarias de passar por esta experiência única e transformante, entra em contato connosco, e podemos ser a tua organização de hospedagem ou de envio. Tens de ter menos de 30 anos e não ter feito um SVE de longo prazo antes. Podes ler mais sobre os projetos SVE da Agora Aveiro aqui, mais informação sobre o SVE em geral pode ser encontrada aqui.

Doa

A nossa ONG não tem financiamento regular. Somos afortunados em não ter de pagar renda pelo nosso escritório (cortesia de CMA). A maioria das nossas atividades é de baixo custo, promovemos reciclagem, reutilização e abordagens criativas no desenvolvimento de projetos sempre que podemos, mas continuamos a ter contas a pagar, e gostaríamos de oferecer boas condições de trabalho e um espaço agradável para nossos voluntários, assim como desenvolver projetos mais abrangentes. Portanto, se reconheces o nosso trabalho como algo valioso para a nossa sociedade e gostarias de nos ajudar, aceitamos com gratidão doações. Podem ser na forma de dinheiro, serviços, mobília ou outra coisa que aches que precisemos no momento.

Diz-nos o que tens em mente, ou faz uma doação para: PT50 0035 0123 00133731530 56 …. Obrigado!

Se tens outra ideia…

Tens uma ideia diferente sobre como podemos colaborar? Diz-nos: agora.aveiro@gmail.com