Sem categoria

WORKSHOP DE EMPREENDEDORISMO NA AGORA AVEIRO

29 Mai , 2015   Gallery

Duas das nossas voluntárias, Alexandra e Sónia, participaram no curso “Empreendedores!” que teve lugar no mês passado na Roménia, e na segunda-feira passaram pela Agora Aveiro para partilharem connosco aquilo que aprenderam.

Elas deram um workshop para os nossos voluntários do SVE, baseado naquilo que aprenderam na formação que tiveram. Nós praticámos várias técnicas que nos ajudaram a descobrir o espírito empreendedor que há em nós. Trabalhámos os nossos pontos fortes e descobrimos as nossas prioridades através de vários testes e jogos. A Alexandra e a Sónia, que já trabalharam como monitoras e treinadoras, fizeram um ótimo trabalho!

“Empreendedores!” é um projeto de mobilidade para jovens e pessoas que trabalham com jovens, no âmbito do programa Erasmus Mais da Comunidade Europeia. Através deste projeto, foram criadas várias oportunidades para dois voluntários da Agora Aveiro: o Diogo e o Bruno foram até aos Países Baixos e frequentaram um curso de desenvolvimento pessoal, a Valda e a Cláudia fizeram uma visita a várias instituições em Bruxelas e, finalmente, a Sónia e a Alexandra foram a Iasi e foram recebidas na Synergy Romania durante um curso de 10 dias, no qual aprenderam sobre tendências, métodos e as melhores práticas para se começar uma empresa social. Este projeto começou em setembro de 2015 e acabará em dezembro de 2015.

Ao candidatar-se a este projeto, os objetivos da Agora Aveiro eram criar oportunidades aos voluntários para adquirirem competências, experiência e conhecimentos na área do empreendedorismo social, de maneira a que os pudéssemos aplicar na nossa própria organização. O mais importante era partilhar estas novas competências com jovens que vivem em Aveiro e com os nossos voluntários. Depois de adquirirem estas competências, gostaríamos de encorajar voluntários, jovens e pessoas que trabalham com jovens em Aveiro a alcançarem os seus objetivos, a perspetivarem o empreendedorismo como uma forma de criarem o seu próprio local de trabalho. Esperamos, igualmente, que esta partilha os incentive a organizar atividades locais semelhantes que desenvolvam a criatividade, o empreendedorismo, competências sociais e digitais, bem como a levar a cabo projetos de intercâmbios de jovens para partilha de competências.

Os nossos parceiros neste projeto foram ReCreativity (Húngria), The Out of the Box International (Bruxelas), Olde Vechte Foundation (Países Baixos) e Synergy Romania

.

Por
Associação para a promoção da cidadania ativa