História é identidade
A identidade de um local não se reduz a estradas, prédios ou pontes. A identidade é criada pelo coletivo de histórias individuais que se entrecruzam e que, no seu conjunto, formam uma herança cultural. Numa cidade com um crescente fluxo turístico e envelhecimento da população torna-se necessário eternizar estas histórias, valorizando o património humano. Assim surge o “I Love Aveiro”.
O I Love Aveiro é composto por diferentes edições, cada qual correspondendo a uma colectânea de diferentes histórias. Em 2019 criámos o “Stories for Solidarity”. Entrevistámos imigrantes que moram em Aveiro, para darem o seu testemunho sobre o que é vir de um país diferente para a cidade dos canais. Em 2020, lançamos o “Heróis de Aveiro” e com este prestamos homenagem aos homens e mulheres que, embora não usando uma capa, salvam vidas.
Escadaria “I Love Aveiro” – onde tudo começou
Não só os Aveirenses, como também aqueles que visitam a “cidade dos canais”, conhecem a escadaria mais famosa de Aveiro. Estas escadas, ao lado do canal principal da Ria de Aveiro, e a poucos minutos a pé do centro da cidade, enviam uma mensagem com a qual todos concordamos: “Eu Adoro Aveiro”.
Esta escadaria, feita de calçada portuguesa, foi decorada pela primeira vez na primavera de 2013 pela Agora Aveiro através do projeto internacional “Art and Trust”. Este trabalho, implementado para oferecer oportunidades de expressão aos mais jovens, foi criado em colaboração com os especialistas em graffiti da SublimeVilla, um conhecido estúdio de tatuagens. Um processo semelhante aconteceu simultaneamente na Sicília, em Itália, onde uma outra organização parceira fez as suas próprias acções de arte de rua com o seu grupo de jovens.
De repente, as escadas, outrora cinzentas, tornaram-se num dos locais mais famosos da cidade, sendo hoje um dos símbolos de Aveiro.