• Erasmus+

Descomplicar o Voluntariado

De 25 de junho a 1 de julho, três dos nossos membros participaram no Curso de Formação “Volunteering Made Easy” em Veliki Žitnik, na Croácia

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 51 segundos

© Helder Berenguer

Eram nove da noite do dia 22 de junho quando partimos da estação de comboio de Aveiro com destino ao Porto. Mas esta era apenas uma etapa de uma grande viagem. O destino final, Croácia, ficava ainda a 15h de distância. Depois de uma viagem de comboio, outra de metro, dois voos e um autocarro, eis que finalmente chegámos a Zagreb. Íamos já com alguma fome, mas não muita porque metade de uma das malas estava recheada de comida. Aproveitou-se este e o dia seguinte para conhecer a capital do país que nos iria acolher durante quase duas semanas.

Apesar de se assemelhar ao início de umas férias, na realidade, fomos (Cátia, Helder e Ana Sofia) para a Croácia a convite da Outward Bound Croatia (OBC), a associação que dinamizou, em Veliki Žitnik, o Curso de Formação (“Training Course”) “Volunteering Made Easy”. Esta pequena vila, a 7 km da cidade mais próxima, Gospić, de apenas 25 habitantes, ficava rodeada pela floresta, o que tornava o sinal de telemóvel bastante fraco. Uma mudança radical para quem tinha acabado de chegar da populosa capital da Croácia. Aqui conhecemos a organização e mais 12 voluntários de outras organizações e países.

Foram sete dias de intensa aprendizagem sobre os mais variados tópicos relacionados com o voluntariado. Falámos e aprendemos mais sobre as oportunidades de voluntariado Europeu, como escrever, divulgar e participar neste tipo de projetos, gestão de voluntários e motivação, mas também como criar projetos mais inclusivos e úteis para a comunidade. Foram várias as ferramentas disponibilizadas, entre ideias para “team-buildings” e “energisers”, truques e dicas que serão com certeza úteis no dia-a-dia da Agora Aveiro e dos seus voluntários. 

Segundo o Helder Berenguer, Gestor de Projetos na Agora Aveiro e participante neste curso de formação:

Este foi um dos melhores TC em que já participei! O espaço era muito agradável, o alojamento e as refeições impecáveis. A organização estava realmente empenhada em ensinar-nos e isso via-se em todas as atividades que organizavam. Foi também reconfortante encontrar tantos jovens, “youth workers”, com a vontade de mudar o sítio em que vivem e trabalhar nas suas causas. Espero que nos voltemos a encontrar OBC e venhamos a trabalhar em conjunto!

Para a Ana Sofia, participante no projeto e voluntária na Agora Aveiro, está na hora de colocar em prática a aprendizagem resultante do projeto:

Graças a este Training Course, alguns dos meus bloqueios e lacunas relacionadas com os programas Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade foram colmatados. Através da partilha de experiência com os outros participantes, possíveis parceiros em projetos futuros, fiquei de coração cheio: há cada vez mais "youth workers" a trabalhar na construção de comunidades mais coesas, através da formação dos seus jovens, os adultos de amanhã. Está na hora de passar da teoria à ação!

Para fazermos uma pausa das matérias mais teóricas tivemos a oportunidade de nos perdermos durante uma tarde (e aprender a nos guiarmos) pelo interior da floresta para chegar até ao pico de um dos montes que rodeiam a região. A caminho passámos por lugares mágicos como o "Hobbit", um espaço no interior da floresta que parecia saído do filme com o mesmo nome. Uma caminhada de 7 km que valeu a pena assim que chegamos ao topo, de onde conseguimos ter uma maravilhosa vista panorâmica sobre a cidade.

Depois de várias atividades, team-buildings e conversas à volta da fogueira, ficou a promessa de criarmos novos projetos e levar o conhecimento ali adquirido para o nosso país.

O Curso de Formação “Volunteering Made Easy” foi feito ao abrigo do Programa Erasmus+. Se quiseres saber mais sobre este e outros programas visita a nossa página Erasmus+ e contacta-nos. Não percas esta oportunidade!

Cátia Lima

16-07-2021