• Desenvolvimento Sustentável
  • Inclusão e Sensibilização Social
  • Erasmus+

Associação BioLiving

A natureza é de todos e para todos

© Associação BioLiving

A BioLiving é uma associação sem fins lucrativos, alicerçada no lema “Natureza e Educação para Todos”. Tem como objetivos principais:

  • Promover a sustentabilidade;
  • Incentivar a cidadania ambiental e a participação pública na defesa dos valores naturais;
  • Dinamizar a economia social;
  • Promover a inclusão, a paz e a solidariedade, utilizando como mote a educação, os recursos naturais e a proteção da natureza;
  • Disponibilizar acompanhamento nas áreas da floresta, biodiversidade e educação ambiental.

Mas essencialmente demonstrar que a natureza é de todos e para todos.​

​Apesar das ações práticas de conservação da natureza e restauro de habitats serem uma componente fulcral do trabalho da BioLiving, eles acreditam que é necessário educar e formar as comunidades para a sustentabilidade e cidadania, tanto através de momentos de aprendizagem não-formal, como através de ações de formação técnico-científica no domínio da proteção da natureza e biodiversidade.

Falámos com a Sofia Jervis da BioLiving, que nos explicou que os principais desafios com que a associação se depara estão ligados a em Portugal ser muito difícil para uma organização sobreviver porque os apoios disponíveis são muito limitados, e o ambientalismo em Portugal ainda não é considerado uma prioridade.

A comunidade local pode envolver-se e ajudar a Bioliving na sua missão de diversas formas:

Para além de haver voluntários em campo, também precisam de voluntários para eventos, no que toca a trabalho administrativo e design. São tarefas que são maioritariamente feitas por voluntários que passem mais tempo connosco - têm diferentes tipos de responsabilidades. É, igualmente, difícil garantir recursos humanos para atividades de marketing e estas são importantes. Não chega apenas ter um website, temos de mantê-lo e para tal necessitamos de apoio de alguém das tecnologias da informação.

Os interessados podem contactar a Bioliving via email, Instagram ou Facebook. Devem enviar o CV , indicando em que área podem ajudar.

A Sofia deixa-nos uma mensagem final para a nossa comunidade local e, quem sabe, futuros voluntários:

Saiam do vosso sofá e façam algo. Ser um cidadão ativo e envolvido, fazer parte de associações e fazer outro tipo de atividades, que não estudar e lazer, é importante. Temos de nos envolver, ser parte de algo, tentar, escolher uma associação ambiental ou social, trabalhar com crianças, com idosos, o que seja, mas estar envolvido e conhecer o mundo através destas experiências faz uma grande diferença!

Esta publicação faz parte do "Mapa Solidário de Aveiro". Este projeto visa dar visibilidade às diferentes instituições que trabalham incansavelmente causas sociais em Aveiro e promover a solidariedade e o voluntariado na comunidade. Inclui 10 organizações e os projetos significativos que estão a desenvolver e a implementar. Este projeto é financiado pelo programa Corpo Europeu de Solidariedade da Comissão Europeia.

Agora Aveiro

04-05-2021