• Inclusão e Sensibilização Social
  • Erasmus+

Mon Na Mon

Solidariedade e multiculturalismo de mãos dadas

A Associação Mon Na Mon é uma associação de filhos e amigos da Guiné-Bissau que se constitui como uma organização laica, de carácter humanitário, sem fins lucrativos e de ajuda mútua.  “Mon na mon” em creoulo significa algo como “de mãos dadas”.

Os principais objetivos da associação são a criação de espaços de encontro multicultural, promover a interculturalidade, criar conexões entre pessoas e uma imagem positiva relativamente aos imigrantes, mas também oferecer apoio àqueles que precisem - seja na escola, na universidade ou na vida em geral. 

A associação dá casa a um grupo cultural que promove danças tradicionais da Guiné Bissau, assim como de outros países africanos. 

Há, também, um espaço de estudo, no qual voluntários oferecem ajuda, uma vez por semana, com os trabalhos de casa, sendo que o objetivo é ter mais voluntários e mais horas dedicadas a este apoio. 

“Este apoio é importante, visto que uma das principais barreiras na escola para os jovens que falam crioulo é a língua portuguesa. Muitas vezes não são bem sucedidos na escola dado este fator, ainda que o crioulo possa ser parecido com português em certa medida.” - explicaram-nos os intervenientes da  Mon Na Mon, sublinhando que deveriam haver mais oportunidades para trocas culturais em Aveiro, já que isto poderia suscitar o interesse dos locais pela música, gastronomia e costumes africanos. 

Espera-se que novos projetos surjam em breve na Mon a Mon. Estão à procura de parcerias de trabalho, mas também a receber voluntários, de forma que possam proporcionar mais e melhores serviços para quem necessite. Entretanto, continuam a trabalhar naquilo em que acreditam: encontros interculturais e solidariedade.

Se gostarias de te juntar à Mon Na Mon, por favor contacta-os via email.

Esta publicação faz parte do "Mapa Solidário de Aveiro.". Este projeto visa dar visibilidade às diferentes instituições que trabalham incansavelmente causas sociais em Aveiro e promover a solidariedade e o voluntariado na comunidade. Inclui 10 organizações e os projetos significativos que estão a desenvolver e a implementar. Este projeto é financiado pelo programa Corpo Europeu de Solidariedade da Comissão Europeia.

Agora Aveiro

06-05-2021