• Inclusão e Sensibilização Social
  • Intervenção Urbana

Desconstrução Poética

“E se dos andaimes, ao invés de piropos, ecoasse poesia?”. Como forma de sensibilizar contra a violência verbal e assédio, no passado 1 de novembro, desafiámos a comunidade a desconstruir preconceitos através da palavra

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 52 segundos

© Helder Berenguer

O Projeto “Poesia de Andaime” foi organizado pela Agora Aveiro com o propósito de utilizar a poesia como forma de intervenção e de levar a comunidade a refletir sobre a forma como nos expressamos. A liberdade deve ser um direito intrínseco a todos, no entanto, possuir esta liberdade acarreta consigo a responsabilidade de saber usá-la sem colocar a liberdade do outro em causa.

No passado dia 1 de novembro, segunda-feira, um grupo de intérpretes invadiu a Fnac Aveiro levando consigo elementos decorativos que transportaram o público para um palco vivo com a poesia como fundo. Mas a arte foi mais além do que aquilo que se pode ver. Puderam ouvir-se poemas e sentir-se a verdadeira revolta dos que são oprimidos, e o alívio por saber que há quem tenha a liberdade de gritar por eles. 

Algumas das obras poéticas foram feitas pelos próprios declamadores, oferecendo uma sensação mais detalhada na mensagem que estes quiseram mostrar, e o seu tom de voz, umas vezes sereno como o de quem acreditava na paz que é ser-se livre, outras vezes rouco de quem já prega por esta causa há muito tempo, e ainda misterioso como uma voz que se fazia ecoar, parecendo que ainda tinha muito por dizer.

Esperamos que quem assistiu a este “warm-up” do “Poesia de Andaime” tenha construído muros sólidos entre o que se pensa e o que se diz e que, tal como nós, construa o seu próprio “andaime” para levar a sua palavra mais longe, não se esquecendo dos “capacetes de proteção” contra comportamentos intrusivos. Este é o ponto de partida para uma obra ainda maior, num futuro não muito distante.

O “Poesia de Andaime” faz parte do projeto “Underground Division” da Agora Aveiro e foi feita em colaboração com o Forum Aveiro e com a Fnac Aveiro. Contou com os patrocínios da AreaDobras, enquanto “Main Sponsor” e Casa Martelo como “Silver Sponsor”. Contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Maria João Pereira

02-11-2021