Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Task Force Bolota!

Semente a semente, os voluntários da Agora Aveiro juntaram-se aos meninos da escola de S.Bernardo para semear o futuro!

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 47 segundos

© Helder Berenguer

Uma semente e uma ideia. Basta um desses pequenos invólucros de vida para uma árvore se erguer. Mais umas quantas sementes, mais umas quantas ideias, e temos o início duma floresta. Floresta que começou na ação mais pequenina, como uma semente num pequeno vaso. 

As ideias, acreditem, também funcionam da mesma forma! Quando partilhadas, e semeadas, nas mentes mais tenras, obtêm-se os mais carnudos frutos. A educação e sensibilização daqueles mais jovens para a importância das florestas é crucial e os voluntários da Agora Aveiro não conseguem se mostrar indiferentes a isso!

Pegámos na madeira, nas ferramentas e na nossa força de vontade e construímos, de raíz, os nossos primeiros Kits Bolota, perfeitamente aptos a albergar dezenas de pequenos rebentos. Enquanto uns trabalhavam a madeira, os outros tinham de sair à rua à busca de sementes, especialmente recolhidas na zona de Aveiro, de modo a evitar a contaminação genética das futuras árvores que se esperam!

Por último, mas de todo não menos importante, precisámos das nossas primeiras cobaias - as crianças da Escola Básica de S.Bernardo. Estas prontamente aceitaram o nosso desafio de semear em cada um dos nossos Kit Bolotas dezenas de espécies autóctones, entre carvalhos-alvarinhos, salgueiros e amieiros para que um dia, mais tarde, estas mesmas árvores sejam plantadas nas florestas de Aveiro. Até lá, os alunos de S.Bernardo têm a missão de proteger e cuidar de todos estes rebentos até à sua altura de transplantação.

A nossa missão, por outro lado, também ainda não terminou! Ainda existem muitas mentes para sensibilizar e muitas sementes para germinar. Por agora, voltamos à toca para o nosso descanso devido, mas atenção que nunca se sabe quando podemos voltar a atacar!

Antes de plantarmos o futuro, temos que o semear!

O “Semear o Futuro” é organizado pela Agora Aveiro e conta com o apoio do Município de Aveiro, do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Nuno Brízida