Avançar para o conteúdo principal
  • Erasmus+

“A mile in my shoes”, um curso de formação na Sérvia

“A Mile in My Shoes” foi um curso de formação para discutir, trabalhar e aprender mais sobre a inclusão e assuntos relacionados com voluntariado.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 49 segundos

Pela primeira vez a Agora Aveiro organizou um projeto Erasmus+ fora de Portugal. “A Mile in My Shoes – Uma Milha nos Meus Sapatos” foi um curso de formação (“training course”) que se realizou em Belgrado, na Sérvia. Esta formação de 10 dias ocorreu entre 5 e 14 de março de 2016. 22 jovens trabalhadores, profissionais e voluntários, juntaram-se para aprender, discutir e trabalhar sobre a inclusão.

Jovens de Portugal, Sérvia, Hungria, Grécia e Macedónia, os países envolvidos no projeto, partilharam novas metodologias para ajudar a desenvolver uma sociedade mais inclusiva e lutar contra estereótipos. Depois de alguns dias de investigação e preparação, assim como algumas conversas com especialistas, os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar diretamente com refugiados e pessoas à procura de asilo de um dos centros de acolhimento da Sérvia. Ao fazê-lo, foram capazes de perceber melhor as suas histórias e passado. Isto também criou uma melhor imagem de como esta procura por uma vida melhor e mais segura é na realidade. No centro, partilharam o almoço com os refugiados, jogaram futebol com crianças do Médio Oriente, e ouviram as histórias que os imigrantes partilharam com eles.

Os participantes desenvolveram algumas atividades e eventos em Belgrado. Uma das atividades foi uma ação de guerrilha local intitulada “Hooks of Kindness – Ganchos de simpatia”. Vários ganchos foram espalhados por Belgrado para os locais pendurarem comida que quisessem partilhar ou roupa que já não utilizassem. Depois de algumas semanas, este evento tornou-se completamente viral nos países dos Balcãs e mantém-se até hoje.

Os participantes foram ainda desafiados a organizar uma “Human Library – Biblioteca Viva”, e foram bem-sucedidos! Foi um evento no qual participaram mais de 70 “leitores” e cerca de 10 “livros” humanos. Entre estes livros incluía-se um imigrante da Índia e refugiados da Síria, Gana, e Paquistão, bem como os profissionais e voluntários que trabalharam com eles: um voluntário grego da ilha de Lesbos, uma oficial de reassentamento libanesa, e alguns dos voluntários da Sérvia.

Esta foi a primeira vez que a Agora Aveiro organizou um projeto fora da nossa cidade, Aveiro, e foi uma experiência fantástica. Segundo Nataša Gološin, Gestora de Projetos da Agora Aveiro:

Sentimos que tínhamos de fazer algo relacionado com a presente crise de refugiados. Assim sendo, utilizamos a abordagem da educação não-formal para ajudar a encontrar formas de promover a inclusão de imigrantes e refugiados. Não fazia muito sentido fazê-lo em Aveiro, assim, fomos à Sérvia para estar mais próximos das pessoas e melhor perceber aquilo pelo qual elas estavam a passar. A ideia era também partilhar algumas boas práticas com os nossos parceiros internacionais, e conseguimos isso. Agora, cada uma das organizações pode utilizar estas metodologias por forma a promover comunidades mais inclusivas.

Agora Aveiro