Uma conversa sem migalhas
Aquilo que colocamos no nosso prato tem cada vez mais importância no combate às alterações climáticas. A semana passada foi dedicada à sustentabilidade nas nossas mesas com uma talk, dicas sobre a temática e uma ação de guerrilha.
Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 42 segundos
© Helder Berenguer
Atualmente vivem no nosso planeta cerca de 7,7 mil milhões de pessoas. A Organização das Nações Unidas prevê que este número chegue perto dos 10 mil milhões já em 2050. Com este crescimento populacional, torna-se necessário produzir mais alimentos. Atualmente, a maior parte da produção de alimentos é feita a nível industrial, com graves consequências para o ambiente. Só esta indústria é responsável por mais de 30% das emissões de gases com efeito estufa e, para além disso, um terço dos alimentos que são produzidos é desperdiçado, seja no transporte, na indústria e estabelecimentos de venda ou nas nossas próprias casas.
O “Sustentabilidade al Dente” surgiu com o intuito de sensibilizar para a necessidade de combater o desperdício alimentar e mudar os atuais hábitos alimentares, pretendendo alertar para o impacto que estes têm no ambiente. Do mesmo modo, procurou também desmistificar a adoção de estilos alimentares alternativos e mais amigos do ambiente. Para isso, no passado dia 29 de novembro decorreu, pelas 21h00 no Avenida Café-Concerto, um fórum de partilha de experiências e opiniões com a participação de representantes de entidades que atuam neste ramo. Marcaram presença Elisa Mendes da Refood Aveiro, Nicole Vaz da Phenix Portugal, Luísa Nascimento do Restaurante Raiz - O Vegetariano do Bairro, e Daniela Correia Marques, nutricionista (cédula 4760N). Nesta conversa, emitida através da Página de Facebook da Agora Aveiro, não faltou sabor. O público, quer ao vivo ou através da livestream, foi também parte integrante desta discussão. Algumas das questões colocadas passaram por “Como diminuir o desperdício alimentar na preparação de grandes eventos?“ ou “Que cuidados devemos ter com a alimentação quando iniciamos a prática desportiva?”.
Foi ainda realizado no dia 1 de dezembro, bem ao estilo da Agora Aveiro, uma ação de guerrilha. Os nossos voluntários saíram à rua para colocar autocolantes nos caixotes do lixo com mensagens de alerta sobre o desperdício alimentar. Mensagens como: “Sabias que um terço dos alimentos produzidos acaba no contentor do lixo?” ou “Sabias que 25% da água doce (do mundo) é usada para cultivar alimentos que nunca são consumidos?”.
Tal como o ditado diz: “Grão a grão enche a galinha o papo”. Nós, enquanto indivíduos, através dos nossos hábitos alimentares, podemos fazer a diferença na nossa vida e saúde e, ao mesmo tempo, ter um impacto positivo no ambiente. Por mais pequenas e graduais que sejam as mudanças, fazem a diferença em nós e naqueles que nos rodeiam.
O “Sustentabilidade al Dente” foi um projeto da Agora Aveiro feito em colaboração com o Avenida Café-Concerto. Teve como Main Sponsor o Glicínias Plaza e contou com as parcerias da Refood Aveiro, Phenix Portugal e o Restaurante Raiz - O Vegetariano do Bairro. Teve ainda o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..
Joel Cardoso