Avançar para o conteúdo principal

Agora Aveiro em 2021

Apesar de todos os desafios que 2021 trouxe podemos afirmar que tivemos um ano de sucesso na Agora Aveiro. Eis um cheirinho do que foi o nosso ano!

Tempo estimado de leitura: 4 minutos e 1 segundo

Abrimos o ano com o Valentino, desta vez um pouco mais sério e com menos corações e rosas, alertando para a necessidade de revermos as relações e o que é, ou não, amor. Ainda por casa e como uma espécie de aquecimento para toda a ação que o ano nos traria, começaram os workshops da Oficina de Teatro Experimental, que nos motivaram a continuar a explorar novas formas de expressão.

Em abril contámos com o nosso primeiro grande projeto de Erasmus+ sobre parcerias estratégicas, através do qual nos unimos a parceiros da Sérvia, Croácia e Alemanha, a fim de partilhar boas práticas no que toca à inclusão, assim como fazer com que as nossas comunidades locais sejam mais acolhedoras. Nesta mesma onda, a nível local pusemos o nosso armário do "Precisas? Então Leva!" a visitar as escolas para recolher vestuário e bens de higiene para os utentes das IPSS locais. E não pôde faltar um pouco de cultura pelas ruas, já que a nossa "Underground Division" assinalou o Dia Mundial do Livro, deixando algumas vidas à espera de serem lidas nos bancos de rua.

Em maio, com os dias a aquecer, fomos até às praias para a "inauguração" do "Clean Up Aveiro". Aliando uma boa caminhada com os grãos de areia a massajar-nos fizemos aquela que foi a nossa primeira limpeza nas praias. Ora e já que o tempo estava convidativo, aproveitámos a boleia e fomos passear os nossos patudos com o "Projeto Au-Au".

Já em junho, lançámos o "Mapa Solidário de Aveiro", um documento que aglomera informação acerca de várias instituições de relevo em Aveiro e arredores nas quais se pode fazer voluntariado. Também em junho, os nossos "Guardiões da Natureza" saíram da toca e andaram pelo parque a explorar a ciência com pequenos e graúdos.

Em julho, após termos pela primeira vez um ano de pausa, o TEDxAveiro voltou! Foi um evento ao ar livre, com uma plateia mais pequena, para que se respeitassem as regras relativas à COVID, não obstante, repleto de alimento para a mente e ideias que valem a pena espalhar.

Em agosto, recebemos os nossos parceiros internacionais para uma breve reunião transnacional em Aveiro, relativa ao projeto "Construindo Sociedades Inclusivas". Após tanto tempo a encontrarmo-nos através do Zoom e Skype, este encontro foi refrescante! Definimos o plano para a nossa parceria estratégica, tendo-nos encontrado um mês depois em Belgrado para a primeira de quatro formações englobadas por este projeto. 

Ainda que não tenha sido fácil viajar, em 2021 mais de 20 jovens de Aveiro tiveram a oportunidade de participar em projetos internacionais, financiados pelo Erasmus+. Os nossos voluntários foram até à Sérvia, Croácia, Letónia entre outros países, para aprender algo novo, partilhar experiências e voltar sãos e salvos a Aveiro.

Em setembro, infelizmente foi tempo de nos despedirmos da Barbara e da Sofia, a nossas fantásticas voluntárias CES, que passaram um ano a contribuir com o seu trabalho no CSP Vera Cruz. A Barbara e a Sofia estão de volta para Espanha e Grécia, no entanto, sabemos que mantiveram Aveiro nos seus corações e nos hão de visitar em breve.

Em outubro, foi tempo de meter luvas ao lixo novamente, desta vez na ria de Aveiro, onde encontramos mais do que moliceiros, muito do que lá não devia estar. Esta foi a 2ª ação do "Clean Up Aveiro", A par disso, tivemos uma pequena espreitadela nas obras poéticas que prometem acontecer no próximo com o "Poesia de Andaime".

Novembro foi dedicado à sustentabilidade e o nosso adorado "Plantar o Futuro" voltou para criar novos apadrinhamentos de pequenas árvores. Como isso era pouco, a nossa "Task Force Bolota", teve uma pequena conversa com os mais novos sobre florestas, com muita terra à mistura!

Dezembro, por fim! Recebemos um prémio de "Projeto Inspirador do Ano" da Agência Nacional de Erasmus+ em Portugal. Estamos muito orgulhosos que os nossos "Heróis de Aveiro" tenham sido reconhecidos a nível nacional como boa prática, motivando-nos a continuar a participar no Corpo Europeu de Solidariedade. Organizamos mais uma limpeza, agora na cidade, com uma ação de Recolha de Beatas. Afinal, há que deitar fora o que não importa, para entrarmos leves no novo ano. E como não podia faltar, para realmente encerrar o ano, tivemos o "Agora Escreve-me" a promover a interação entre gerações.

Liliana Macedo, Nataša Gološin