Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Aventuras que ECOam

Os Guardiões da Natureza voltaram a uivar pelo Parque da Cidade para mais uma edição do “EcoAventura”.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 5 segundos

© João Simões, Helder Berenguer

Os Guardiões da Natureza são uma espécie curiosa, que se pensava poder estar em extinção. Dizem os especialistas que esta espécie está, na verdade, num processo de procriação forte e que se está a espalhar por Aveiro. A altura em que o seu avistamento é favorável é a partir dos meses mais quentes, sendo que o pico de contactos se tem dado, segundo os estudos, durante o “EcoAventura”.

A princípio pensava-se serem animais selvagens em revolta com os humanos, até que os corajosos se aproximaram e perceberam que as suas intenções eram apenas de serem ouvidos e partilhar boas práticas ambientais.

Ora, parece que este ano voltou-se a verificar este facto. Munidos das suas pelagens vistosas, montaram o seu habitat numa das bancas deste evento no parque e fizeram o que melhor fazem: sensibilizaram a população para a importância do meio ambiente. Os Guardiões são conhecidos pelas suas performances de educação não-formal, em que, aliando o conhecimento científico a alguma diversão, põem as mentes de quem contacta com eles a pensar no que fazer para conservar a natureza.

Desta vez, o foco foi na importância dos solos e a sua diversidade. Afinal, que segredos esconde a terra que pisamos? Ficámos a saber que há muito a saber sobre a sua função e características e que o solo não é todo igual! E como bichos curiosos que são, convidaram também quem passava a descobrir o microcosmos que se esconde mesmo à nossa frente. Prometeram partilhar a sua habilidade para ver coisas invisíveis e, assim, deliciaram miúdos e graúdos.

Em conversa com os nossos investigadores da vida animal, questionamo-nos se voltaríamos a ver estes seres com facilidade. A resposta dos nossos especialistas foi: “Certamente. São uma espécie que está a ganhar terreno e se adaptou bem ao nosso clima. Quem os quiser ver pode até tentar atraí-los mostrando curiosidade ativa em saber mais sobre o ambiente”. Vamos andar atentos e ver quando os apanhamos fora da toca. Se os virmos por aí, avisamo-vos! Até lá, esperamos que os seus uivos ecoem nas mentes de quem os ouviu!

O “Guardiões da Natureza” faz parte do projeto “Plantar o Futuro” da Agora Aveiro. Teve o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Liliana Macedo