Avançar para o conteúdo principal
  • Erasmus+

Um PASSO de cada vez

Um atrás do outro, os nossos voluntários arriscaram-se a dar um novo passo num Curso de Formação em Split, na Croácia.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 54 segundos

© Helder Berenguer, Bernardo Vicente, Nuno Afonso, Mariana Almeida

Sair da cama de madrugada, um passo. Entrar apressadamente no carro, outro passo. Passar a entrada do aeroporto, embarcar num avião atrasado (talvez dois), aterrar em países diferentes... Basta só dar o primeiro passo para começar uma reação em cadeia e sair da nossa zona de conforto. De mochila às costas e preparados para a viagem, a nossa equipa de cinco voluntários meteu-se a caminho, enfrentando e superando desafios, sempre com uma coisa em mente: um passo de cada vez. Foi assim que começou a aventura desde Aveiro até Split, no dia 4 de julho. 

Mais um passo e entramos no apartamento onde iríamos dormir nos dias seguintes. Um novo passo e chegamos ao restaurante onde conhecemos a equipa da Associação Mentor Split, que nos recebeu e apoiou durante a semana. No dia seguinte "quebramos o gelo” no meio de um calor sufocante e, sem nos apercebermos, o “S.T.E.P. - Step Forward Effective Projects” já tinha começado. Mas qual o objetivo? Criar um ambiente propício à partilha de boas práticas entre ambas as organizações, para que possam ajudar-se mutuamente e atingir o seu verdadeiro potencial. Esse é um passo grande, talvez até grande demais. Então porque não começar por uns mais curtos? Capacitar voluntários para desenvolver projetos locais de qualidade, conectar com jovens de outras realidades, conhecer as comunidades e os seus desafios… A mudança pode começar pelas coisas mais pequenas e aos poucos podemos construir sociedades inclusivas. Todos abraçaram o desafio e deram o primeiro passo para aprender. 

Caminhamos na apresentação das associações, marchamos na temática dos voluntários e das suas qualidades, corremos no assunto das habilidades sociais e emocionais. Através de leves atividades e sessões de discussão em grupo, a Mentor Split dedicou os primeiros dias a mostrar porque é que são tão experientes com jovens em temáticas como a saúde mental. O quarto dia chegou e foi a vez da Agora Aveiro partilhar também alguma da sua experiência em voluntariado, alternando a sua apresentação com workshops sobre liderança e motivação. Esta foi uma oportunidade para falar de projetos como o "Plantar o Futuro", o "I Love Aveiro" e o "CleanUp Aveiro", enquanto exemplos de boas-práticas. O feedback foi bastante positivo com perspectivas de realizar iterações destes projetos na Croácia. No último dia trabalhámos o conceito da cidadania ativa e refletimos acerca da semana que passou, toda esta marcada por trocas de ideias e produtivas discussões, mas também de desenhos à pressão, tartarugas ninja e zombies. Chegaram as despedidas, mas não dissemos “adeus”, foi mais um “até já”!…

Sair da cama na madrugada seguinte, um passo. Entrar apressadamente num UBER, outro passo. Passar a entrada do aeroporto, embarcar num avião atrasado, não entrar num cancelado, improvisar pelo caminho, regressar ao país de origem. Os desafios fizeram-se sentir, mas como tudo na vida, o que basta é dar um passo de cada vez. Qual vai ser o próximo? Receber a Mentor Split em Portugal. Fiquem atentos!

O “S.T.E.P. – Step Forward Effective Projects” (KA210-YOU) é um projeto organizado pela Mentor Split Croatia em parceria com a Agora Aveiro no âmbito do Programa Erasmus+.

Nuno Afonso