Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Partida… Largada… Fugida!

Os Guardiões da Natureza marcaram presença na corrida mais lamacenta de Estarreja.

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 29 segundos

© João Simões

Com o Outono finalmente a presentear-nos com os seus dias de mudança, os Guardiões da Natureza não podiam perder mais uma oportunidade para respirar um pouco de ar fresco e fazer uma das suas atividades favoritas: Seed Bombs. O palco desta atividade foi o BioRia, onde decorreu mais uma edição da maior corrida de obstáculos da Europa, a BioRace, ao longo do passado sábado dia 24 de setembro.

Se era de obstáculos que era feita esta corrida, também é certo que a sujidade foi o menor de todos eles para quem por ali andou. Nesta que foi uma manhã carregada de muita animação, não faltou lama nas nossas mãos! Com a ajuda dos nossos corredores foram imensas as bolinhas de sementes que se prepararam para encher os solos e vasos de flores autóctones. A receita é simples, argila, substrato e sementes. Depois, só é preciso uma equipa dos melhores artesãos para moldar as mais sofisticadas esferas e recheá-las das melhores sementes. O resultado é tão apelativo que há quem se deixe enganar e pense que se trata de trufas de chocolate.

Lamentamos desiludir os gulosos mas estes “doces” são dedicados à natureza e esperamos que ela se delicie com a mistura que preparamos. Houve ainda tempo para dar espaço à criatividade e os nossos visitantes decidiram dar forma à imaginação construindo pequenas esculturas dos mais diversos formatos. Os Guardiões ficaram-se pela sua mistura de lama, longe da corrida, mas o seu desafio foi cumprido!

O “Guardiões da Natureza” faz parte do projeto “Plantar o Futuro” da Agora Aveiro. Teve o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Liliana Macedo