Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Erasmus+

Participámos num Work Camp na Islândia!

A nossa equipa participou num “Work Camp” na Islândia através do projeto “F.O.R.E.S.T. - Foster Environmental Strategies for Change” e foi isto que trouxeram de lá.

Tempo estimado de leitura: 5 minutos e 31 segundos

© João Simões, Helder Berenguer

Como é que te soa a ideia de fazer voluntariado numa floresta, perdida entre glaciares e campos de lava na Islândia? Foi isso mesmo que cinco membros da Agora Aveiro - o Helder Berenguer, a Liane Carvalho, o Nuno Afonso, o Nuno Brízida e o João Simões fizeram, entre os dias 20 e 30 de abril. Esta foi a segunda de cinco atividades que vamos realizar através do “F.O.R.E.S.T. - Foster Environmental Strategies for Change”, o projeto que estamos a organizar com a SEEDS - Iceland, ao abrigo do Programa Erasmus+.

O principal objetivo do F.O.R.E.S.T. é promover a cooperação internacional em projetos e campanhas na área da sustentabilidade ambiental, com o objetivo de mitigar os efeitos das alterações climáticas nas comunidades locais e regionais. Atua como uma ferramenta de partilha de boas práticas e ideias entre associações com experiência em ações de reflorestação, controlo de espécies invasoras, atividades de limpeza e campanhas de sensibilização.

A Floresta na Islândia - Reverter Centenas de Anos de Degradação

Quando os Vikings chegaram à Islândia, há quase 1150 anos, cerca de 40% da ilha estava coberta por florestas. Ao longo de centenas de anos as florestas foram sendo derrubadas para madeira e desmatadas para a agricultura e pastoreio, levando à destruição de cerca de 95% da floresta original.

Os esforços de reflorestação começaram em 1899, mas foi só nos anos 50, depois da criação do Serviço Florestal Islandês (SFI) que se alcançou um milhão de árvores plantadas. Tem sido dada prioridade à plantação de espécies nativas como a bétula (Betula pubescens) mas também espécies exóticas como o larício-siberiano (Larix sibirica), o pinheiro-da-praia (Pinus contorta), o espruce-de-sitka (Picea sitchensis) e o choupo (Populus trichocarpa), espécies de crescimento mais rápido adaptadas ao clima islandês. Graças a estes esforços a floresta cobre agora cerca de 1900 km2, o que corresponde a 1,9% do território.

Campo de Conservação da Natureza - Aprender para Proteger

À nossa espera, para nos receber neste Campo de Conservação da Natureza, estava o Jón, do SFI com o qual a SEEDS colabora há alguns anos. Ficámos alojados numa pequena cabana de madeira, a Skógarkot, em Norðtunguskógur, uma floresta de 156 hectares no Este da Islândia, composta por bétulas, coníferas e ciprestes. 

Durante a nossa estadia ajudámos a recolher e transportar ramos de árvores caídas para transformar em estilha, pequenas lascas de madeira, que foram depois utilizadas na criação e manutenção de percursos no meio da floresta. Houve ainda tempo para recolher estacas de choupo na floresta de Skorradalshreppur, para serem utilizadas pelo SFI na plantação de novas florestas. 

Mas não só de trabalho se fez o nosso “work camp”! Tivemos a oportunidade de visitar algumas das maravilhas naturais da Islândia como as suas cascatas, os vastos campos de lava, os picos dos glaciares e as montanhas. Para terminar a semana com a cereja no topo do bolo, ainda conseguimos ver uma aurora boreal nos céus da Islândia. Nada melhor para perceber a experiência do que conhecer os testemunhos de quem nela participou. Deixamos-te o testemunho do João:

Esta foi a minha primeira e única experiência de Erasmus+ (até agora) e não poderia ter sido melhor.

Houve tempo para tudo. Para trabalhar na conservação da floresta islandesa e na manutenção do espaço que nos acolheu; para aprender mais sobre as adversidades do clima da Islândia e o seu impacto na floresta, no solo e na biodiversidade; para apreciar a beleza natural das montanhas e das cascatas e alguns pontos turísticos do país com uma longa roadtrip pela Península de Snæfell; e ainda para relaxar nas piscinas de água quente de Sundhöllin, antes do nosso regresso a terras portuguesas.

Fiquei impressionado com a quantidade de trabalho que precisa ser feito para restaurar a floresta da Islândia, mas também fiquei inspirado pela dedicação dos especialistas do Serviço Florestal Skógræktin, que nos auxiliaram nesta nossa missão de preservar o meio ambiente islandês.

Foi interessante também descobrir e observar como o voluntariado é abordado num outro país e o como é o modus operandi da SEEDS.

Para mim, foi também uma grande oportunidade de praticar o meu inglês ao comunicar com as nossas "colegas de cabana": a Ana, a Isie e a Kata - as três voluntárias da SEEDS que nos acompanharam ao longo deste campo e que nos proporcionaram alguns momentos interculturais nos tempos livres no final do dia.

Outro desafio interessante que assumimos durante o projeto foi adotar uma dieta vegetariana. Embora soasse uma ideia complicada para alguns de nós no início, acabou por superar as nossas expectativas e tornou-se uma experiência gastronómica enriquecedora! Descobrimos novos sabores, novos ingredientes e aprendemos a apreciar pratos vegetarianos criativos e saborosos confecionados por todos nós.

A minha parte favorita foi ter tido a sorte de observar (e fotografar) uma aurora boreal. O facto da nossa casa se encontrar num local mais remoto e afastado de luz artificial, permitiu que testemunhássemos este espetáculo natural de luzes coloridas dançantes acima da "nossa cabana". Foi um momento mágico e surreal que jamais esquecerei.

Em suma, foi uma experiência única e fiquei com vontade de repetir. A quem ainda não participou num projeto Erasmus+, não sei do que está à espera!

- João Simões

O que mais vamos fazer?

Esta foi apenas uma das atividades previstas no F.O.R.E.S.T. e teve como objetivo a partilha de experiências e conhecimentos para que, num futuro próximo, consigamos implementar em Portugal os nossos próprios “Campos de Conservação da Natureza”.  Em Outubro será a nossa vez de receber em Aveiro a equipa da SEEDS Iceland, que irá acompanhar o nosso trabalho com os voluntários locais e aprender a melhor envolver a comunidade local no desenvolvimento e implementação de projetos.

O “F.O.R.E.S.T. - Foster Environmental Strategies for Change” é organizado pela SEEDS Iceland em colaboração com a Agora Aveiro. Este projeto é apoiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia através da Ação-Chave 2: Parcerias de Pequena Dimensão.

Helder Berenguer