Attenzione, Formadores em Ação!
Os voluntários da Agora Aveiro colocaram-se nos sapatos de facilitadores e participaram num Curso de Formação em Itália, no âmbito do projeto “HOTSPOTS: Connecting European Suburbs through Smart Youth Work”
Tempo estimado de leitura: 4 minutos e 6 segundos
© Beatriz Lopes
Com o crescimento do meio remoto e o acesso alargado à rede móvel, surge um novo espaço para facilitadores, formadores e profissionais da juventude pegarem nas suas ferramentas de educação não-formal e alcançarem um público-alvo que anteriormente não conseguiriam chegar.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, já dizia Camões, e no associativismo jovem, esta expressão não é exceção, mas sim regra. Adaptar as técnicas já muito utilizadas para este novo mundo digital traz a sua miríade de desafios. Foi com isto em mente que o “HOTSPOTS: Connecting European Suburbs through Smart Youth Work” nasceu.
Num consórcio de várias organizações europeias, o projeto sedimentou-se na capacitação de facilitadores, formadores e profissionais da juventude para os novos desafios que as smart tools trouxeram à mesa. O objetivo principal era a criação de um toolkit recheado de atividades e workshops criados, testados e aprimorados para uso alargado por organizações em todo o mundo.
Como é que estes workshops foram testados? A resposta é muito simples, basta juntar membros de cada associação no mesmo local e colocá-los nos sapatos de um facilitador. Dinamizar e experimentar os workshops criados, partilhando feedback construtivo a fim de estarem prontinhos a sair do forno!
E assim foi, cinco voluntários da Agora Aveiro viajaram até Passignano sul Trasimeno, em Itália, de 22 a 29 de agosto, num Curso de Formação (Training Course) bastante enriquecedor. Se não acreditam em mim, temos o Bruno Oliveira, a Beatriz Lopes, e a Francisca Rodrigues com os seus testemunhos:
Testemunho de Bruno Oliveira:
“Enquanto esperava umas serenas férias por Itália, foi me proporcionado, possivelmente, a semana mais intensa que vivi. Workshops nutritivos para a mente, pessoas dedicadas e conversas com sabor a mel fizeram desta uma experiência inigualável.
Um enorme obrigado à Agora Aveiro por, além de me introduzir a este tipo de projetos, convencer-me também a fazer parte de um. Afinal, círculos de pessoas sentadas no chão, têm muito mais que se lhe diga.”
Testemunho de Beatriz Lopes:
“Foi uma primeira vez para mim, nunca tinha estado envolvida em projetos deste tipo, mas de certeza que não vai ser o último. O programa desde do início que me chamou à atenção pelos tópicos que iriam ser abordados no decorrer das atividades - Comunicação, Sexualidade, Género, Violência e Discriminação - são temas pesados, mas são também assuntos que tenho muito gosto em debater, especialmente com pessoas de países e culturas diferentes. Cheguei lá com expectativas que foram alcançadas. Desde o programa, ao alojamento, à comida, e às pessoas que conheci lá.
Nos primeiros dias tivemos várias palestras a falar-nos sobre o objetivo deste training course, e o plano de trabalhos para o resto da semana. Esta introdução ajudou-me imenso a perceber em concreto o que iria acontecer e pude tirar todas as dúvidas que tinha.
Durante a semana em si aprendi imenso. Todos os dias éramos expostos a uma dinâmica de grupo onde tínhamos de nos organizar, comunicar e testar workshops. Foi desafiante, especialmente o primeiro, mas com tempo e muito trabalho, preparámos workshops e discutimos as melhores/piores abordagens num ponto de vista multicultural. Depois desta semana, a área de Youth Work foi algo que se abriu. Já tinha considerado fazer voluntariado/seguir esta área, mas agora tenho a certeza que é algo que quero desenvolver.
Poder partilhar a experiência que tive com outras pessoas foi das melhores partes do projeto. Conheci imensas pessoas, ouvi imensas histórias, muita música diferente, e este convívio foi das partes mais marcantes para mim.
Participar no projeto com outras quatro pessoas que já conhecia da Agora Aveiro, foi também uma segurança, e não só fortalecemos laços entre nós, como agora também partilhamos esta experiência e memórias.”
Testemunho de Francisca Rodrigues:
“Fazer este training course foi uma experiência completamente nova para mim e fez-me sair da minha zona de conforto, uma vez que nunca tinha participado numa experiência de Erasmus+. Estou muito feliz por ter arriscado, pois aprendi muito durante estes dias, desde todas as aprendizagens que os workshops me proporcionaram ao convívio com pessoas completamente desconhecidas e com diferentes culturas e origens que me ensinaram muito e me proporcionaram uma oportunidade de pôr em prática o meu inglês. Retorno grata por ter tido esta oportunidade e vou guardar todas as memórias comigo.”
O “HOTSPOTS: Connecting European Suburbs through Smart Youth Work” é organizado pela Lunaria em colaboração com a Agora Aveiro. Este projeto é apoiado pelo Programa Erasmus+ da Comissão Europeia através da Ação-Chave 2: Cooperação entre Organizações e Instituições.
Nuno Brízida