Avançar para o conteúdo principal
  • Cultura, Arte e Criatividade

Criatividade na Era da Inteligência Artificial

Num momento em que o mundo reflete sobre a definição dos limites da criação de conteúdo assistida por computador, a “Oficina Criativa” traz à superfície os processos criativos do quotidiano e o papel fundamental que estes representam para o desenvolvimento de um pensamento crítico.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 11 segundos

© Helder Berenguer

Um artigo da revista americana Forbes define a capacidade “generativa” dos poderosos algoritmos de inteligência artificial como uma “extensão digital da capacidade humana de criar novos conceitos e ideias que, por sua vez, são suscetíveis de provocar uma reação emocional a um público”. Mas, num contexto atual, onde cada vez mais somos assombrados com novas preocupações, estaremos disponíveis para despender algum tempo para trabalhar a nossa criatividade? Corremos o risco de sucumbir à conveniência da geração de conteúdo assistida por computador?

A literatura é ambígua. Se por um lado a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) destaca uma queda abrupta na criatividade de adolescentes de todo o mundo - um dado alarmante que se poderá traduzir no subdesenvolvimento de capacidades socioemocionais fundamentais para a construção do futuro da sociedade - por outro lado a “Geração Z” é destacada como a “a mais criativa de sempre”, com base no poder libertador das plataformas digitais, que garantem o acesso permanente a influências artísticas e culturais dos quatro cantos do globo. 

Neste sentido, de forma a diagnosticar o “estado da arte” dos jovens da nossa comunidade, a “Oficina Criativa”, o projeto da Agora Aveiro para a promoção da criatividade, tem vindo a desenvolver um conjunto de sessões mensais sob o mote Allow yourself to be creative. Em cada sessão, um dos membros da equipa é desafiado a partilhar um processo criativo do seu quotidiano, procurando, desse modo, inspirar os seus pares a valorizar o papel da criatividade na vida académica, social e profissional. Num projeto sem fronteiras, onde a expressão pessoal é incentivada, têm sido exploradas temáticas tão divergentes como a “Culinária”, a “Dança” ou o “Companheirismo” que contribuíram para importantes momentos de reflexão individuais e coletivos.

A voluntária da Agora Aveiro, Carolina Parreira, destaca:

Estando numa sociedade em que não há tempo para tudo é normal pensarmos que estamos a deixar a criatividade de lado. Porém, podemos ser criativos em diferentes atividades do dia-a-dia como cozinhar, ouvir música, ou até nas roupas que vestimos! O importante é procurar a criatividade em tudo o que fazermos e tentar colorir a nossa vida.”

A Gabriela Ribeirete, também voluntária da Agora Aveiro, acrescenta: 

A sistematização do sistema de ensino que prioriza o estabelecimento de rotinas pode, por vezes, ser um obstáculo à expressão de pensamentos e ideias. No entanto, atividades como uma simples experiência de decoração de bolachas durante a sessão dedicada à Culinária acabou por desencadear uma diversidade de respostas e resultados, assim como uma sessão de Dança possibilitou a criação de um cenário de interiorização e um novo meio de estabelecer ligações entre os participantes. Num mundo onde estamos cada vez mais conectados, mas nem sempre disponíveis, a realização de um conjunto de jogos que apelam à nossa infância transmitiu uma bonita mensagem sobre Companheirismo, demonstrando o poder da união e destacando o facto de estarmos todos aqui com o mesmo objetivo.

Com estes testemunhos, realçamos a mensagem de que todos temos um potencial criativo em nós, pronto a despoletar sob formas dinâmicas e diferentes. Desse modo, a “Oficina Criativa” pretende ser um veículo facilitador dessas mesmas intenções. Assim, resta-nos colocar a questão: o que virá a seguir?

O “Oficina Criativa” é um projeto organizado pela Agora Aveiro. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Carlos Correia