Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Semear Esperança: Uma Jornada Além da Plant(AÇÃO)!

Aos poucos e poucos o verde da esperança alcança os nossos olhos. Num abrir e piscar de olhos, demos como terminada a 5ª edição do “Plantar o Futuro” com a plantação de mais de 600 árvores por cerca de 50 participantes.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 32 segundos

© Helder Berenguer

Nos dias 9 de março e 6 de abril, reunimos mãos dedicadas para um propósito nobre: plantar as sementes do futuro. Neste cenário de união com a natureza, juntámos todas as nossas forças para semear esperança e dar vida a um legado verde intemporal.  

Graças à comunidade académica e aos parceiros do projeto, foram plantadas 616 árvores nativas: carvalhos-alvarinhos, loureiros, medronheiros e sobreiros, espécies desta edição do projeto, a que se juntaram tamargueiras, amieiros e pilriteiros. O local escolhido foi o Rio Cabrão, na União de Freguesias de Canelas e Fermelã, no Município de Estarreja. Este ano as condições meteorológicas não estavam do nosso lado, tendo obrigado a vários adiamentos e alterações nos planos iniciais. Mas, apesar disso, não desistimos e, graças a uma corajosa equipa de cerca de 50 participantes, arregaçámos as mangas e lançámos as mãos às enxadas, pás e picaretas para fazer das palavras, ação!

A edição deste ano do Plantar o Futuro levou-nos por um caminho sinuoso, ao longo do Rio Cabrão, um pequeno oásis de biodiversidade, entre plantações de eucalipto, que é importante preservar. Esta é uma oportunidade para conhecer a biodiversidade que habita na nossa região e para perceber o impacto que a plantação de uma árvore, quando multiplicada por muitos, consegue ter nos ecossistemas.

Embora nas edições passadas as tardes fossem preenchidas com visitas interpretativas e ações de controlo de plantas invasoras, este ano, em virtude do estado do tempo, mudámos os planos e, graças à equipa do Município de Estarreja, fizemos uma visita guiada a um antigo moinho. Apesar dos moinhos terem caído em desuso, estes desempenharam um papel vital ao longo da história humana. Símbolos do engenho e adaptação ao ambiente que nos rodeia mas, também, evidências da nossa capacidade para viver em sintonia com a natureza, algo que urge recuperar.  

O Plantar o Futuro é organizado pela Agora Aveiro em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. Conta com o Glicínias Plaza como "Main Partner", a RODI Industries, a Floema e a Caetano Auto como “Golden Partners” e a SIRO - Substratos ProfissionaisCasa Martelo e Cesta Cheia como “Silver Partners”. É feito em parceria com a Comissão de Faina de Biologia, o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, o Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv, a Faina Académica, a Associação Académica da Universidade de Aveiro e o Exodus Aveiro Fest. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro, do Programa "Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas" e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Gabriela Duarte