Patudos em Movimento
Decorreu, no dia 11 de maio às 9H30, um passeio animado e energizante pelos parques da Cidade de Aveiro, onde os nossos amigos de quatro patas, acompanhados pelos donos e voluntários, puderam fortalecer laços e passar uma manhã divertida e relaxante.
Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 1 segundo
© Gonçalo Marques
Desde os momentos mais difíceis aos mais alegres, um cão estará ao teu lado com as suas patinhas prontas para te confortar e os seus olhos carinhosos prontos para te acalmar. Eles são os nossos companheiros leais e confidentes, são fontes inesgotáveis de amor e alegria. Como é possível haver tantos destes fantásticos animais privados de uma vida feliz e do amor de uma família?
Apesar de ser crime, o abandono animal é uma realidade em Portugal. Segundo o jornal Público, em 2022, chegaram aos centros de recolha oficiais, 41 994 cães e gatos, sendo expectável que os valores reais de abandono sejam ainda mais altos.
Em resposta a esta problemática, a Agora Aveiro reuniu os seus voluntários para dar apoio, mais uma vez, à AMA - Amigos do Abrigo Quintã do Loureiro. Apesar desta associação fornecer abrigo, alimentação e carinho a muitos amigos de quatro patas, é muito difícil proporcionar os cuidados e a atenção individual que os cães necessitam e merecem. Assim, na manhã de sábado, dia 11 de maio, pelas 9H30, convidámos os cidadãos a trazer os seus “cãopanheiros” para, juntamente com os nossos voluntários e alguns dos cães da AMA, fazer uma “Cãominhada” pelos parques da Cidade de Aveiro, terminando com um “cãovívio” onde os cães foram apresentados num momento de partilha de histórias por parte da associação AMA, envolvidos num piquenique com comida para adultos e para patudos.
Desafiámos todos os participantes a trazer alimentos e outros bens essenciais para doar. A Agora Aveiro entregou kits com brinquedos e biscoitos de cão solidariamente cedidos pelos patrocinadores do projeto - Orniex, Dirty Dog e Patinhas no Recreio - a todas as pessoas que nos acompanharam nesta bela manhã. Unindo os esforços de todos, os bens recolhidos foram entregues à AMA.
A resposta a esta ação foi positiva, proporcionou-se um passeio alegre e tranquilo em que estiveram presentes sete amigos patudos e vinte cãominhantes. Foi mais do que uma simples caminhada, foi uma celebração do amor incondicional entre os humanos e os seus melhores amigos felpudos.
Que este momento do Projeto Au-Au tenha servido para nos relembrar de olhar para os animais confinados e ver que, em cada par de olhos suplicantes, está um ser vivo que procura uma oportunidade de viver uma vida plena e feliz ao lado de uma família. Ao abrir os nossos corações e as portas das nossas casas a um destes cães, não só mudamos a sua vida para melhor, como também recebemos, em troca, uma fonte infinita de amor e gratidão.
Agradecemos a todos os que estiveram presentes e ajudaram nesta causa. Apelamos ainda a todos os que queiram dar e receber amor para que passem pela AMA e adotem, com responsabilidade, um amigo de quatro patas!
O “Projeto Au-Au” faz parte do projeto “Random Acts of Kindness” da Agora Aveiro. Foi realizado em parceria com a AMA - AMigos do Abrigo Quintã do Loureiro. Conta com a Orniex como “Golden Partner”, Dirty Dog, GoldPet, Biobom e Patinhas no Recreio como “Silver Partners” e o Agrupamento de Escolas Mário Sacramento, Agrupamento de Escolas José Estêvão, Agrupamento de Escolas de Aveiro e Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe como Parceiros . Tem o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..
André Antunes