Vamos aprender a compostar?
No âmbito do ciclo de atividades que envolvem a “Horta dos Guardiões da Natureza”, regressamos à IPSS Florinhas do Vouga para aprender sobre o processo de compostagem doméstica e a sua importância como uma ferramenta de apoio à agricultura urbana.
Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 47 segundos
© Gabriela Ribeirete
Com o aproximar do Verão a “Horta dos Guardiões da Natureza” começa a dar frutos! Por isso, no passado dia 25 de junho regressamos à IPSS Florinhas do Vouga para observar como este laboratório vivo nos pode ajudar a compreender melhor o ciclo da Natureza. Contando com a colaboração da ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, 70 crianças do ensino pré-escolar (dos 4 aos 6 anos) e 8 idosos do Centro de Dia do Florinhas do Vouga tiveram a oportunidade de explorar o processo de compostagem doméstica.
A prática da compostagem doméstica contribui para a redução da quantidade de resíduos que enviamos para tratamento e possibilita a produção de composto, uma mistura de matéria orgânica e mineral muito útil para a adubação de zonas de cultivo como a “Horta dos Guardiões da Natureza”. Assim, ao longo desta atividade os participantes aprenderam a classificar os diferentes tipos de resíduos orgânicos e a identificar aqueles que podem ser utilizados para a produção doméstica de composto. Além disso, a atividade contou também com um observatório de minhocas, uma família de animais decompositores que representam um papel fundamental no processo de compostagem, e com a reativação do compostor existente nas imediações da “Horta dos Guardiões da Natureza”.
Esta atividade representou a terceira visita dos “Guardiões da Natureza” à horta social que, ao longo deste ano, temos ajudado a manter num espaço dedicado das instalações da IPSS Florinhas do Vouga. Assim, é com especial felicidade que assistimos ao resultado de um esforço contínuo que tem vindo a ser feito neste espaço e, em particular, ao envolvimento de diferentes gerações no desenvolvimento de atividades onde se cultiva a harmonia e o respeito pela Natureza.
Os “Guardiões da Natureza” fazem parte do projeto “Plantar o Futuro” da Agora Aveiro. Contam com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..
Carlos Correia