Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Cidade Sem Beatas: Ação Coletiva

Este ano, a Agora Aveiro, juntamente com as escolas da cidade, realizaram 40 ações de recolha de beatas em Aveiro, entre março e julho, permitindo aos cerca de 900 participantes recolher mais de 137 000 beatas.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 21 segundos

© Helder Berenguer

Estima-se que, todos os anos, cerca de 680 mil toneladas de beatas acabam indevidamente descartadas no ambiente. Estas podem ser confundidas por comida pelos animais e embora sejam pequenas, “só uma beata” é o suficiente para contaminar 1000L de água - a quantidade que um português utiliza, em média, por semana.

As beatas, apesar de parecerem, não são biodegradáveis. São compostas maioritariamente por acetato de celulose, uma fibra de plástico, demorando até 10 anos a se decompor no ambiente. Ao longo deste processo libertam milhares de substâncias tóxicas como o formaldeído, arsénico, chumbo, nicotina, cobre e uma variedade de pesticidas.

O impacto ambiental dos cigarros não se reduz às beatas. Para o cultivo do tabaco, por ano, são desflorestados 200 mil hectares de floresta, com um consumo de cerca de 22 mil milhões de toneladas de água. A produção de tabaco resulta ainda na libertação de 84 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, o equivalente a um quinto do CO₂ produzido pelos aviões.

Em 2020, com o intuito de sensibilizar a população para a poluição dos espaços urbanos e de lazer, criámos o projeto CleanUp Aveiro. Através deste movimento realizámos dezenas de recolhas de beatas na via pública, limpezas da praia e de ria, a fim de tornar Aveiro uma cidade mais limpa. Nos últimos quatro anos o projeto contou com a participação de cerca de 2000 voluntários que, movidos pelo interesse de ajudar o ambiente, conseguiram recolher um total de cerca de 300 000 beatas e cerca de duas toneladas de resíduos.

Este ano, expandimos o projeto com a realização de uma pequena competição e uma série de ações de sensibilização nas escolas participantes - Agrupamento de Escolas José Estêvão, Agrupamento de Escolas Mário Sacramento e Escola Profissional de Aveiro - onde informámos os alunos para a importância das iniciativas realizadas, causando muita surpresa e preocupação entre os presentes. Para além das recolhas de beatas com as escolas, também organizámos uma recolha aberta à comunidade, no dia 30 de maio, com a colaboração da ESN Aveiro e do Clã Académico de Aveiro.

Um total de 40 ações de recolha de beatas que decorreram entre março e julho, permitiram aos 900 participantes recolher no total 137 692 beatas. Estas foram depositadas no “beatão” que se encontra exposto ao público no Forum Aveiro. Esta estrutura, que estará  patente ao público até ao final de setembro, tem no seu verso uma infografia sobre o impacto ambiental dos cigarros na esperança de impactar a comunidade e promover uma mudança de atitudes. Após a exposição, a Rede Biatakí ficará encarregue pelo tratamento e valorização das beatas. 

Com todas as condições e esforços reunidos, foi com energia e boa disposição que os participantes se mostraram focados na recolha do maior número de beatas. A escola vencedora da nossa competição foi a Escola Profissional de Aveiro, que levou para “casa” um pequeno troféu, símbolo do esforço conjunto dos seus alunos, professores e funcionários - recolheram 100 mil das 130 mil beatas! 

Juntos podemos construir uma comunidade mais forte e unida. Juntos tornamos Aveiro num sítio mais limpo e bonito! 

O CleanUp Aveiro é organizado pela Agora Aveiro em colaboração com a Escola Profissional de Aveiro. Conta com a F.Fonseca como "Main Partner" e a JR Mudanças e o Forum Aveiro como “Silver Partners”. É feito em parceria com o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, o Agrupamento de Escolas José Estêvão, a Veolia, a Rede Biatakí e a Escola de Ténis de São Bernardo. Tem o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Inês Vilarinho