Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Plantar o Futuro está nas nossas mãos!

O “Plantar o Futuro” voltou com a sua 6ª edição no dia 30 de outubro e mobilizou 754 participantes a adotar uma árvore nativa na Universidade de Aveiro.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 49 segundos

© Helder Berenguer

Portugal tem sofrido, ano após ano, com a devastação provocada pelos incêndios florestais. Uma ameaça crescente, devido às alterações climáticas e consequente aumento da temperatura, mas também devido à falta de uma paisagem florestal diversificada. Estes fatores, combinados com a ação humana e a ausência de uma gestão florestal adequada, têm resultado na destruição de milhares de hectares de floresta, afetando os ecossistemas, as comunidades que deles dependem e a nossa qualidade de vida. Está nas nossas mãos a possibilidade de ajudar a reverter esta tendência, mas é necessário agir agora para podermos proteger o nosso futuro!

Iniciativas como o “Plantar o Futuro” são extremamente relevantes neste contexto, onde a restauração e proteção das florestas autóctones é cada vez mais urgente. No dia 30 de outubro foi dado um passo significativo, tendo sido entregues 754 árvores nativas para adoção aos membros da comunidade académica da Universidade de Aveiro (UA),  abrangendo estudantes, docentes, investigadores e funcionários mas também pessoas externas à UA.   As árvores entregues foram o carvalho-galego (Quercus orocantabrica), o pilriteiro (Crataegus monogyna), o sobreiro (Quercus suber), o azevinho (Ilex aquifolium) e o medronheiro (Arbutus unedo). Isto não teria sido possível sem a ajuda da divulgação pela Faina Académica e a Associação Académica da UA para a mobilização de participantes. Além disso, também contámos com o apoio da Comissão de Faina de Biologia e do Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv no transporte e entrega das árvores.

Pretende-se que os participantes cuidem da sua árvore durante alguns meses, aprendendo mais sobre as espécies e como cuidar delas de forma correta, tendo para isso o apoio de um guia digital, disponível em português e inglês, e uma linha de apoio. Quando chegar o momento certo, todos os participantes serão convidados a plantar a sua árvore no Município de Estarreja. A combinação de diferentes espécies nativas ao longo da paisagem portuguesa contribuirá para um aumento da biodiversidade e  para limitar a propagação de possíveis  incêndios, criando barreiras naturais mais resistentes ao fogo. Como se isto não fosse razão suficiente, quando plantadas de forma correta, as árvores podem prestar diversos serviços de ecossistema: captura de dióxido de carbono, melhoria da qualidade do ar ao filtrar poluentes atmosféricos, prevenção da erosão do solo, redução do risco de cheias, entre outros

O Plantar o Futuro é organizado pela Agora Aveiro em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. Conta com o Glicínias Plaza como "Main Partner", a RODI Industries e a Caetano Auto como “Golden Partners” e a SIRO - Substratos Profissionais e Casa Martelo como “Silver Partners”. É feito em parceria com a Comissão de Faina de Biologia, o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, o Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv, a Faina Académica, a Associação Académica da Universidade de Aveiro e a Erasmus Student Network Aveiro. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro, do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e do Corpo Europeu de Solidariedade.

Inês Vilarinho