Avançar para o conteúdo principal
  • Cultura, Arte e Criatividade
  • Inclusão e Sensibilização Social

Pequenos gestos com grandes reflexos

No dia 2 de novembro, a Agora Aveiro trouxe à cidade uma estrutura peculiar que desafiou quem passou pela Praça do Doutor Joaquim de Melo Freitas a praticar o auto-elogio. A ação, que envolveu participantes dos 4 aos 94 anos, sublinha a importância da saúde mental diária e será agora levada para uma escola.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 30 segundos

© João Simões

No dia 2 de novembro, a Agora Aveiro levou à Praça do Doutor Joaquim de Melo Freitas uma estrutura peculiar: uma “caixa” rodeada por cortinas, estrategicamente posicionada para provocar curiosidade. Este ano, a nossa tradicional ação de promoção da saúde mental não aconteceu no habitual dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. Optámos por uma data fora do mês da sensibilização, para lembrar que a saúde mental exige atenção e cuidado todos os dias.

A estrutura, aparentemente simples, escondia uma surpresa. O desafio lançado era direto: elogiar, o mais rapidamente possível, quem fosse aparecerdepois da contagem decrescente. A surpresa? Ao abrir das cortinas, os participantes deparavam-se… com o próprio reflexo num espelho! Sem estar a contar, os participantes deparavam-se com a tarefa de se elogiarem a si mesmos. Apesar de parecer simples, a dificuldade que alguns participantes tiveram em expressar uma palavra positiva para a sua própria imagem é um reflexo daquilo que, frequentemente, tentamos ignorar — o quão raro é cuidarmos de nós mesmos e reconhecermos as nossas qualidades.

Com esta ação, que atraiu participantes dos 4 aos 94 anos, quisemos destacar que o elogio e o autoelogio são pequenos, mas poderosos gestos que ajudam a promover a saúde e que podem ser praticados diariamente. Este tipo de exercício é também um importante passo no combate à “pandemia” da doença mental, que tem assolado a nossa sociedade.

Ao longo da manhã, assistimos a várias reações, mas, no final, todos os que se atreveram a dar-nos um minuto do seu tempo saíram com um sorriso no rosto. Cada um levou consigo um momento de introspeção e a certeza de que pequenos gestos de bondade, como elogiar-se ou elogiar o próximo, podem ter grande impacto.

A estrutura será agora levada para uma escola, onde continuará a missão de fomentar a autoconfiança e autoestima em crianças e jovens. Acreditamos que ações como esta são fundamentais para construir uma geração mais confiante e consciente da importância de cuidar da sua saúde mental desde cedo.

Simultaneamente, o projeto integrou uma ação de guerrilha na Universidade de Aveiro para abordar a influência dos pensamentos intrusivos, que afeta especialmente jovens estudantes.

Na Agora Aveiro, estamos convictos de que a promoção da saúde mental deve ser constante e acessível a todos. Pequenas ações diárias — como sorrir para o espelho, dizer algo positivo sobre nós mesmos ou oferecer um elogio sincero a alguém — são passos simples, mas eficazes, na construção de um mundo onde a saúde mental não é apenas um tema de sensibilização, mas um pilar do bem-estar diário.

O “Reflexos Intrusivos” conta com o apoio do Município de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Ana Cristina Rodrigues