Avançar para o conteúdo principal
  • Desenvolvimento Sustentável

Uma horta em tons de outono

Os "Guardiões da Natureza" regressaram à horta para replantar vegetais e ervas aromáticas adequados para os meses mais cinzentos e exploraram a “Oficina de Tintas Naturais”, colorindo um dia de outono, numa atividade que uniu a arte com o cultivo da terra.

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 41 segundos

© Helder Berenguer

Passadas as colheitas do verão, é agora altura de replantar a “Horta dos Guardiões da Natureza” com novos produtos agrícolas adequados para os meses mais cinzentos. Assim, no passado dia 4 de novembro, os “Guardiões da Natureza” regressaram à  IPSS Florinhas do Vouga onde, em conjunto com crianças dos 5 aos 10 anos de idade, plantaram alho francês, cebolas, alfaces, várias espécies de couves e até um pequeno jardim de ervas aromáticas.

Para dar um toque de cor a esta atividade, os “Guardiões da Natureza” revisitaram a sua “Oficina das Tintas Naturais”. Num workshop interativo, os participantes ficaram a conhecer como é possível, com produtos da horta e alguma ciência à mistura, obter cores vibrantes que permitem libertar a criatividade e produzir verdadeiras obras de arte.

Estas atividades marcaram o encerramento da edição de 2024 do projeto “Guardiões da Natureza”. Durante os três anos em que participei neste projeto, este foi o ano em que concretizamos um maior número de atividades, muitas delas originais e/ou revisitadas. Construímos uma horta, um hotel para insetos, exploramos os sons da natureza e as linhas invisíveis que nos unem a todos os seres vivos. Tudo isto foi apenas possível com o suporte de uma equipa dedicada, o apoio da estrutura da Associação Agora Aveiro, dos seus parceiros e, sobretudo, das crianças e adultos que procuram participar nas nossas atividades. 

Por agora, encerramos este capítulo e refletimos sobre os objetivos alcançados, mas com a expectativa de continuar a promover a Educação Ambiental como uma ferramenta para a proteção do ambiente e construção de um futuro mais sustentável

Os “Guardiões da Natureza” fazem parte do projeto “Plantar o Futuro” da Agora Aveiro. Contam com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Carlos Correia