Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Sensibilização Social

Buy Nothing Day, o Dia Sem Compras

No dia 24 de novembro, apesar da previsão de chuva (a que molha e a de saldos), saímos às ruas, não para comemorar a Black Friday, mas sim o Buy Nothing Day

Tempo estimado de leitura: 53 segundos

O “Buy Nothing Day” é um dia internacional de protesto contra o consumismo, fundado pelo artista Ted Dave no Canadá em 1922. Este dia coincide, estrategicamente, com o dia da “Black Friday”, onde as lojas oferecem grandes descontos e apelam ao consumo excessivo e inconsciente.

Num mundo em que os media e as lojas nos bombardeiam constantemente com publicidade e ofertas aliciantes, seduzindo o consumidor para a compra de produtos desnecessários, a Agora Aveiro quebrou esta tendência para fornecer alternativas ao consumismo e levar as pessoas a questionarem os seus hábitos de consumo.

Na madrugada de sexta-feira dia 24 de novembro, acordámos mais cedo para colocar (literalmente!) um estendal de talões feitos por nós, na Rua dos Mercadores. “A felicidade não se mede aos saldos”, “Oferece o teu tempo”, “Usa menos, ama mais” e “Já não usas? Oferece a quem precisa” foram algumas das frases usadas nos talões.

Agora Aveiro