Fizemos crescer esta ideia
Um projeto pela promoção da sustentabilidade dos ecossistemas florestais e sensibilização para a importância e valor da Floresta Autóctone portuguesa
Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 26 segundos
Para a Agora Aveiro não há desafios impossíveis nem desculpas quando o assunto é a preservação da biodiversidade e das florestas autóctones - Fizemos crescer o projeto “Plantar o Futuro”!
Inicialmente, uma semente da vontade dos alunos de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) que germinou em milhares de árvores plantadas na Mata do Buçaco, Albergaria-a-Velha e Lousada. Este ano, o desafio foi abraçado por todos os alunos, professores e funcionários que se comprometeram a apadrinhar uma árvore autóctone.
Durante a tarde de 12 de dezembro, medronheiros, pinheiros, carvalhos, azevinhos e outras plantas autóctones, num total de 2000 árvores, foram entregues aos alunos e funcionários da UA. Juntamente com estas, os padrinhos e madrinhas receberam um livro informativo, ilustrado pela nossa equipa e com o apoio científico dos nossos parceiros e amigos da Associação BioLiving, contendo indicações para o cuidado e manutenção adequados das jovens árvores na sua nova casa temporária.
Nos próximos meses de fevereiro e março, os padrinhos e madrinhas serão chamados a envolver-se na transplantação destas árvores para os terrenos cedidos pelo Município de Estarreja, projeto Cabeço Santo em Águeda e na própria Universidade de Aveiro.
Este é um projeto que fizemos crescer com o objetivo de promover a sustentabilidade dos ecossistemas florestais e sensibilizar para a educação ambiental ampliada por ações diretas que contribuam para a recuperação da floresta autóctone portuguesa.
E porque a mudança não se faz sem parceiros, um grande obrigado à Associação BioLiving, Quercus Aveiro, Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv, Núcleo de Cinema e Fotografia - AAUAv, Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Município de Lousada, Universidade de Aveiro e Câmara Municipal de Aveiro. Obrigado ainda à Veolia, Ecomobile - Aluguer de Automóveis, The Navigator Company, Amorim Cork Composites, Sementes de Portugal, Argex e Casa Martelo. Este projeto tem ainda o apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.
E, acima de tudo, a mudança não se faz sem ti – Faz crescer esta ideia! Acompanha todas as etapas no Facebook do projeto e conhece outras iniciativas que desenvolvemos na área da Sustentabilidade.
“Fizemos crescer esta ideia
Sentes que é demasiado complexo
o desafio de fazer algo pela natureza?
E tu,
pequeno e impotente,
quando assistes aos incêndios
que devastam a floresta
autóctone portuguesa.”
Agora Aveiro