Mighty Atlas of People and Stories
Os participantes foram “cartógrafos” de mapas com histórias, acordaram no meio da natureza e adormeceram sob céus de chuvas de estrelas
Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 24 segundos
A Agora Aveiro fê-lo de novo. Desafiámos 30 jovens de diferentes países da União Europeia a repensar barreiras artificias, durante o Intercâmbio “MAPS: Mighty Atlas of People and Stories”, em São Jacinto, Aveiro, no âmbito do Programa Erasmus+.
Esta não é a primeira onda que apanhamos. Em 2014 e 2015 dinamizámos os nossos Intercâmbios de Jovens (Youth Exchange), os projetos “WAVE”, onde se debateram estilos de vida sustentáveis e a conservação da natureza.
Na edição deste ano, os participantes foram “cartógrafos” de mapas com histórias, acordaram no meio da natureza e adormeceram sob céus de chuvas de estrelas, no campo de escuteiros de Aveiro, a 400 metros do Oceano Atlântico. Através de diversos exercícios de educação não formal, role play, debates e workshops exploraram os agentes que moldam a identidade e foram além dos estereótipos associados às culturas. Identidades multi-locais e a visão da cultura como um caleidoscópio dinâmico e não um museu onde é proibido tocar incutiram nos jovens o pensamento crítico e a sensibilização para a cidadania ativa.
O projeto MAPS foi desenvolvido em parceria com as associações: Radi Vidi Pats (Letónia), Mentor Split (Croácia), Mladiinfo Slovensko (Eslováquia), Hang-Kép Egyesület (Hungria) e NUR (Italia). Este projeto foi financiado pelo Programa Erasmus+.
Jéssica Jacinto