Plantar o Futuro, com pequenos passos
O ano letivo 2019/2020 começou em grande, a Universidade de Aveiro abriu mais uma vez mãos para acolher 2000 árvores.
Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 57 segundos
© João Roldão, João Simões, Helder Berenguer
O Plantar o Futuro refloresceu mais uma vez e, este ano, com uma intensa adesão da comunidade académica. Foi no dia 2 de outubro que os espaços da Universidade de Aveiro se tornaram mais verdes.
Os voluntários da Agora Aveiro colocaram 2000 árvores em frente ao edifício da reitoria. Durante a tarde foram entregues aos corajosos que decidiram abraçar este projeto. Alunos, funcionários e docentes tiveram a oportunidade de acolher a árvore que os acompanhará nos próximos 3 meses.
O reitor da Universidade de Aveiro deu o exemplo à comunidade estudantil e apoiou o “Plantar O Futuro” ajudando na entrega das árvores, mas não foi o único. Contámos com a presença da equipa reitoral, que mais uma vez demonstrou abertura para ações que incentivam os seus alunos a adotar práticas mais ecológicas. Nem o Conselho do Salgado nem a Associação Académica da Universidade de Aveiro conseguiram resistir ao desafio.
Agora há que cuidar destas árvores, que posteriormente serão plantadas no concelho de Estarreja. Durante o próximo trimestre, os participantes terão de regá-las e sobretudo protegê-las. Mas não há razão para temer, os biólogos da Agora Aveiro estão a postos do outro lado de uma linha de apoio médico para facilitar a missão.
Após uns dias de preparação intensos e cansativos, no final do dia, tivemos nas nossas caras uma enorme satisfação e alegria. O número que participantes, este ano, deu um salto exponencial em relação à primeira edição, podemos dar casa a 1 500 árvores, que, a meu ver, darão uma linda história para contar.
A primeira parte desta edição do Plantar o Futuro encheu os corações de todos, pelo ambiente de felicidade, bem-estar e solidariedade que se criou nos dias envolventes ao evento. O que nos resta agora é ficar atentos, ainda temos muito pela frente. Mas juntos lutamos por algo, somos a mudança.
Tudo isto foi possível porque temos os melhores parceiros: Núcleo de Estudantes de Biologia - AAUAv, Núcleo de Cinema e Fotografia - AAUAv, Associação BioLiving, AMI - Assistência Médica Internacional, IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Universidade de Aveiro, Município de Estarreja, Ecomobile - Aluguer de Automóveis, Sementes de Portugal, Casa Martelo, Grupo Ramalhos, Departamento de Biologia - Universidade de Aveiro e Associação Académica da Universidade de Aveiro.
O Plantar o Futuro é organizado pela Associação Agora Aveiro em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. É um projeto que conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. através do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas. Este projeto é cofinanciado pela União Europeia, pelo Instituto Camões, e pela AMI no âmbito do projeto NOPLANETB AMI.
Ana Afonso