• Desenvolvimento Sustentável

Senta-te e partilha!

Uma conversa informal para uma temática que se deveria levar com mais formalidade

© Helder Berenguer e João Simões

Foi nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro às 21h, no Avenida Café-Concerto, que os adultos mais crescidos e os jovens mais graúdos se sentaram para ter uma discussão, uma conversa, um chat informal, um bate-papo, um debate… Enfim, um fórum.

Fórum de partilha de boas práticas para a sustentabilidade, para ser exato. Uma conversa estilo debate informal onde a participação de todos não só é apreciada, como encorajada. Toda a gente tem algo a partilhar sobre este tema, nem que seja uma dúvida ou questão. 

Tivemos presentes 3 oradores em representação de três organizações ambientais diferentes cujo objetivo é comum - promover a sustentabilidade. 

A Cristiana Ribeiro, pertencente ao grupo ativista Climate Reality Europe Team Portugal; Gonçalo Abreu, membro da Associação BioLiving e a Inês Gomes, a representar a SMART WASTE PORTUGAL.  Como moderadora do debate, esteve presente Ângela Fernandes dos Serviços de Gestão Técnica da Universidade de Aveiro, que veio representar o Grupo para a Sustentabilidade.

Depois da guerra das trincheiras que se passou naquele recinto, as inúmeras frentes de opiniões mantiveram-se firmes e hirtas e prontas para continuar a debater, partilhar, conversar e discutir por mais tempo. Porém, sendo as conversas ou não como cerejas, tiveram de cessar eventualmente. A diferença é que nesta guerra todos saíram vitoriosos, aprendendo uma coisita ou outra e refletindo sobre diferentes pontos de vistas.

A guerra para um mundo mais sustentável, pelo outro lado, ainda não é desta que acaba. O caminho ainda é longo, é verdade, mas cada dia estamos mais perto!

 

Esta ação foi organizada no âmbito do projeto “Plantar o Futuro”. O “Plantar o Futuro” é organizado pela Associação Agora Aveiro em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. Este projeto é cofinanciado pela União Europeia, pelo Instituto Camões, e pela AMI no âmbito do projeto NOPLANETB AMI e conta com o apoio da Ecomobile - Aluguer de Automóveis.

Nuno Brízida

27-02-2020