Avançar para o conteúdo principal
  • Erasmus+

O SVE da Sara

Parece que foi ontem que acenava Adeus aos meus pais, enquanto a escada rolante do aeroporto de Lisboa me levava para aqueles que iriam ser dois meses no desconhecido.

Tempo estimado de leitura: 1 minuto e 52 segundos

Partia para um novo país, uma nova aventura, novas pessoas e culturas, novos sítios e formas de ver a vida e vivê-la. Partia para a Eslovénia, mais concretamente para Poljče, Begunje na Gorenjskem. Lembro-me muito bem do que senti no início. Medo do que aí vinha, mas muita adrenalina e um boost de coragem e determinação.

Ao chegar ao aeroporto de Ljubljana, encontrei um rapaz sorridente e com um papel com o meu nome. Dirigi-me a ele, emocionada por chegar àquele sítio cheio de montanhas verdes e ar puro como fundo, e fui recebida com um abraço.

Os dois meses que se seguiram foram um dos períodos mais importantes e determinantes para aquilo que sou hoje. Aprendi muito neste projeto que integrei, não só nos momentos de trabalho, mas principalmente nos momentos de convívio com as pessoas dos mais variados países com que formei uma família na doce Vila Čira Čara que esteve ao nosso cuidado durante esse Verão. Formamos uma pequena e forte família, que como todas, teve os seus momentos de divergências (eramos 6 culturas diferentes!) mas sempre de grande crescimento, apoio, alegria e amor. Fiz amigos para a vida, e aprendi muito no que diz respeito à comunicação, educação, cultura, arte, trabalho de campo, animais, humanidade e sonhos. Juntos sonhámos muita coisa, juntos tornámos muitos sonhos reais.

No avião de regresso a Portugal, chorei do início ao fim porque não queria que aquela experiência acabasse. Trago-a comigo, assim como os novos amigos com quem mantenho o contacto, como membros da minha família que habitam noutro país.

O meu conselho a todos os que tenham esta oportunidade: agarrem-na e vão. E quando lá chegarem e subirem a primeira montanha com os vossos colegas vão “sentir o sentido” de tudo :)

Um enorme obrigada a todos os que tornam estas experiências possíveis!

Com amor,

Sara

Agora Aveiro