• Erasmus+

No (more) Fake News!

A Agora Aveiro marcou presença na formação internacional “Fairbook: creating a network of youth workers promoting media literacy among youngsters” em Sardenha

© Helder Berenguer

Atenção, que isto aqui não são “fake news”!

Organizada pela associação Studenti per la Città, decorreu neste verão, de 22 a 27 de julho, o curso de formação “Fairbook” em Cagliari, na ilha de Sardenha, Itália. Este Curso de Formação teve por objetivo o desenvolvimento de competências relacionadas com a literacia para os media no trabalho com jovens, desenvolvendo tópicos como os das “fake news” e gestão de identidades virtuais.

Contando com a presença de participantes de Espanha, Alemanha, Polónia, Croácia, Lituânia, Eslováquia e Grécia, também a Agora Aveiro esteve em força e “al dente” com os seus quatro representantes, equipados agora com novas ferramentas e conhecimentos para implementar  atividades na comunidade Aveirense.

Com uma forte componente de educação não-formal, os nossos membros foram desafiados a exercitar o seu espírito crítico e a sua criatividade através de debates, apresentações em grupo, utilização de ferramentas virtuais e, como “missão” final, a conceção e apresentação de um workshop. Para complementar, os participantes organizaram um “NGO Market”, um espaço de networking que permitiu não só conhecer o trabalho desenvolvido pelas outras organizações bem como apresentar o  trabalho produzido pela própria Agora Aveiro. 

Por fim, ainda sobrou tempo para absorver a cultura sarda, ao conhecer Cagliari e Portoscuso e os seus locais mais emblemáticos assim como provar a sua rica gastronomia. E claro, uma noite intercultural, onde todos puderam mostrar o que o seu país tem para oferecer.  

Este Training Course não só foi uma oportunidade incrível por ter descoberto uma cidade e um tema inspiradores, como também foi um grande marco para o meu desenvolvimento como pessoa por ter conhecido pessoas fantásticas de culturas diferentes!

Acrescenta o membro da Agora Aveiro e participante, José Vidal.

De referir que na preparação e desenvolvimento desta formação internacional todas as medidas de segurança face ao novo coronavírus foram devidamente respeitadas.

Nuno Brízida

28-07-2020