Avançar para o conteúdo principal

O que é ser voluntário na Agora Aveiro?

Temos recebido muitas perguntas sobre o que significa ser voluntário na Agora Aveiro, quem ajudamos, o que fazemos e porquê. Vamos então tentar responder a todas as tuas perguntas.

Tempo estimado de leitura: 5 minutos e 20 segundos

A Agora Aveiro é uma associação juvenil que promove a cidadania activa. Não nos empenhamos numa causa em específico ou num determinado grupo de pessoas. Os nossos projetos são diversificados e apoiamos tudo aquilo que achamos fazer sentido – desde a promoção de hábitos de vida saudáveis, à sensibilização para uma sociedade mais inclusiva.

Para teres uma melhor noção, basta olhar para a página de Projetos no nosso website e logo perceberás que tipo de atividades temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos. Ou, se preferes usar o Facebook, podes dar uma espreitadela nos nossos álbuns.

Biblioteca Viva – esta primavera organizámos um evento de uma tarde onde convidámos pessoas com histórias de vida marcantes para serem “livros humanos”. Qualquer pessoa podia-se juntar e “ler” um dos “livros” ou, na realidade – falar com eles. Convidámos as pessoas que são, geralmente, alvo de preconceito – por exemplo, alguém com alguma deficiência, um muçulmano, um refugiado, etc. Convidámos depois a comunidade aveirense a juntar-se ao evento e conhecer pessoalmente estas pessoas, conversar com elas e reconsiderar a opinião que tinham formada anteriormente.

Como é que tu podes ajudar? Cada projeto tem de ser organizado. Não acontece “só porque sim”. Por exemplo, num caso como este, precisamos de encontrar pessoas para serem “livros”, um local para o evento, promoção, precisamos de estar presentes no dia, tirar fotografias, filmar e, mais tarde, fazer um pequeno vídeo e publicar tudo no nosso Website e Facebook. No final, temos ainda de recolher materiais e transportá-los para a nossa sede, fazer um relatório do evento, etc. Todas estas tarefas só são possíveis com a ajuda dos nossos Voluntários.

Um Intercâmbio Juvenil (Youth Exchange) – este exemplo é um pouco mais complexo: um intercâmbio dura 10 dias, acontece em Aveiro e, normalmente, uma a duas vezes por ano. Os participantes têm entre 18 e 25 anos e vêm de todos os países da Europa. O propósito destes projetos é partilhar conhecimento e aprender sobre as culturas dos outros países participantes, bem como aprender sobre um tópico em específico – que será o mote para todo o intercâmbio. Os temas podem ser diversos: normalmente, os nossos intercâmbios têm como tema principal algo ligado a estilos de vida saudável. Aprendemos, num ambiente de educação não-formal (que, de resto, e ao contrário do que acontece na escola, é o tipo de aprendizagem transversal a todas as actividades programadas), sobre a importância do desporto, de uma alimentação saudável, sobre a importância da reciclagem e outros hábitos sustentáveis, etc.

Então, como podes ajudar-nos num projeto deste género? Bem, como deves imaginar, cerca de 30 jovens chegam a Aveiro para participar neste projeto e nós temos de os receber. Antes de mais, é necessário organizar as viagens dos participantes desde os seus países de origem até ao local do intercâmbio. Precisamos de organizar um lugar para eles ficarem, três refeições diárias, estruturar todas as atividades em irão participar, encontrar patrocínios para alguns lanches e bebidas e organizar alguns passeios para eles conhecerem a nossa cidade e região. Precisamos também de tirar fotografias todos os dias, durante todas as atividades e filmar. No final, criar um vídeo, publicar uma brochura e partilhar os resultados. Isto envolve meses de trabalho e tu podes juntar-te a este processo e aprender sobre gestão de projetos, logística, etc. Mais tarde, durante o intercâmbio, claro que te juntas aos participantes, fazes novas amizades, praticas o teu inglês e outras línguas e fazes memórias para a vida.

Ajudar na integração dos nossos voluntários SVE – Todos os anos, a Agora Aveiro recebe vários voluntários de longo-termo através do Serviço Voluntário Europeu. Eles vivem em Aveiro durante meses e ajudam-nos a desenvolver as mais diversas atividades e projetos. Estes voluntários têm sempre um máximo de 29 anos e vêm de diferentes países da União Europeia. Se gostares de dedicar algum do teu tempo a estes voluntários, podes ser um tutor deles ou professor de português. Estas são tarefas bastante sérias e importantes, já que precisas de estar disponível, pelo menos, uma vez por semana. Mas esta é uma ótima oportunidade para fazeres novos amigos, praticares o teu inglês (ou outra língua), aprenderes sobre outros países, etc.

Podes criar o teu próprio projeto com a Agora Aveiro! - Sim! Não temos apenas os nossos projetos onde tu podes ajudar… Tu podes vir até nós com a tua própria ideia e os nossos voluntários vão ajudar-te a desenvolvê-la. Nesse caso, és o gestor do projeto e o principal responsável por ele.

Se não queres esperar por ver as coisas acontecer, mas antes, fazê-las acontecer, então, deves juntar-te a nós e pôr as ideias em acção! São ótimas oportunidades não só para enriqueceres o teu currículo, mas também para desenvolveres as tuas competências sociais e divertires-te.

Se tiveres alguma pergunta, não hesites em falar connosco. Esperamos contar contigo e ver-te em breve no nosso espaço!

Francisco Santos