• Desenvolvimento Sustentável

Dá um Desconto à Floresta neste Green Friday!

Decorreu, de 25 a 29 de novembro, a 3ª Edição do Green Friday. Sob o mote “Dá um Desconto à Floresta!”, foi lançado o desafio de apoiar o comércio local contribuindo, simultaneamente, para a reflorestação da região de Aveiro

Tempo estimado de leitura: 3 minutos e 2 segundos

© Helder Berenguer

O Green Friday é uma ação que se realiza anualmente em sobreposição à “Black Friday” e que apela a um consumo consciente e sustentável no comércio local. Neste que tem sido um ano difícil, com uma crise pandémica sem precedentes, as consequências económicas e sociais têm-se vindo a acumular; as pequenas e médias empresas têm sido particularmente afetadas, tornando-se ainda mais relevante essa sensibilização. Aliado a esse objetivo está a necessidade de atenuar os impactos negativos que a atividade humana tem causado na Natureza. Assim, cada compra de valor igual ou superior a 5€, realizada numa das 25 lojas aderentes, foi "convertida" numa árvore nativa que será plantada na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, em Aveiro. 

Este ano, para além do habitual saco reutilizável feito de papel reciclado, foi oferecido a cada participante um desdobrável com um "Guia de Separação de Resíduos", elaborado com o apoio da Sociedade Ponto Verde. Neste, para além do Guia, o cliente encontrava uma descrição sobre o projeto, a associação e as espécies de árvores que serão plantadas na Reserva. 

O desafio foi aceite e como resultado desta 3ª Edição, serão plantadas cerca de 900 árvores, superando as expectativas, e coincidindo com um feedback cada vez mais positivo por parte de comerciantes e clientes. Maria João Cravo, proprietária da loja Pássaro de Seda conta-nos:

Este ano alguns clientes esperaram pelos dias da Green Friday para fazerem as suas compras de Natal e assim contribuírem para a Reflorestação da Reserva. Acho que estamos todos de parabéns pela importância cada vez maior que esta iniciativa está a ter na nossa cidade. Para quem, como nós, colabora no projeto desde o primeiro ano, é também um pequeno sentimento de vitória que nos invade, aqui no ninho do Pássaro de Seda! Muito obrigada pela oportunidade que nos dão!

Cá, na Agora Aveiro, ficamos satisfeitos pela iniciativa ter tido um impacto tão positivo junto do Comércio Local. Afonso e Luísa, do “Aqui à Volta" revelam:

Achamos que foi uma edição muito importante para ajudar os comerciantes de rua, principalmente neste cenário atual em que vivemos.

Acreditamos que esta ação lançará a semente para fazer crescer a ideia de que existem alternativas às grandes superfícies. De que devemos, cada vez mais, privilegiar o que é local e nacional, e que podemos ser mais sustentáveis e conscientes de que um simples gesto pode ter um grande impacto.

A "Green Friday" é uma ação integrada no projeto “Plantar o Futuro”, sendo organizada em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Rio Novo do Príncipe - Cacia, Associação A CORDA e Município de Aveiro. Conta com o patrocínio da DreamMedia, enquanto Main Sponsor e EcoMobile Rent-a-Car, enquanto Golden Sponsor.  A iniciativa tem ainda o apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Elsa Rego

30-11-2020