• Cultura, Arte e Criatividade
  • Intervenção Urbana

O Projeto “Refresca a tua Mente” está de volta!

Depois do Parque La Salette, em Oliveira de Azeméis, o nosso novo frigorífico está pronto para refrescar mentes em Águeda, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre

© João Simões

Um dia, Fernando Pessoa disse: “A literatura é a forma mais agradável de ignorar a vida”. Talvez por isso, este ano, muitos de nós encontraram um conforto no simples ato da leitura, na simples vontade de pegar num livro e ler uma realidade diferente da que estávamos a viver. Às vezes, tudo o que precisamos é de algo diferente, refrescante, onde possamos concentrar a nossa mente, longe do que atormenta o nosso dia-a-dia.

O ano passado, o projeto “Refresca a tua Mente!” chegou a Oliveira de Azeméis, onde encontrou uma casa no Parque La Salette. Lá está, até hoje, preparado para oferecer e receber livros de todos aqueles que querem expandir o seu conhecimento na literatura ou dar oportunidade a outros amantes de livros de fazer o mesmo. Este ano o projeto cresceu e, depois de ser recuperado e decorado, o nosso novo frigorífico está finalmente fresquinho para encontrar a sua nova casa em Águeda, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre. Infelizmente, e porque ele faz tudo pela segurança de todos, também terá que fazer uma pequena quarentena antes de poder ficar exposto na sua nova casa...

O nosso frigorífico está pronto para estimular hábitos de leitura e desenvolver o conhecimento daqueles que o procuram, transformar a tristeza em felicidade, ajudar a encontrar uma paz interior e, talvez, quem sabe, enviar os seus amigos livros a viajar pelo mundo... Afinal de contas, no final do dia, cada um destes livros poderá seguir o seu próprio caminho e fazer a sua própria história, que ficará escrita em cada um que teve o prazer de os ler.

Dentro de cada livro encontrarás a sua identificação. Com a ajuda da plataforma Bookcrossing, poderás ficar a saber, no futuro, por onde os nossos livros andam a viajar. 

Fica a promessa de que, em breve, ficarão a saber quando o nosso frigorífico estiver pronto para refrescar as vossas mentes... Talvez o início do próximo ano venha cheio de novas aventuras por mundos misteriosos!

O projeto “Refresca a tua Mente!” é feito em parceria com a Câmara Municipal de Águeda e a Biblioteca Municipal Manuel Alegre. Tem ainda o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Beatriz Santos

18-12-2020