• Cultura, Arte e Criatividade

Uma Cidade a Aguarelas

Cidade de belos canais, de tradições e de histórias únicas. Com os Postais de Aveiro, viemos dar mais cor aos encantos e recantos desta cidade a que chamamos “casa”

© Helder Berenguer

A cada dia que passa, as valiosas histórias que outrora passaram de geração em geração, vão se perdendo. Conversas de café, de banco do jardim ou de ocasião desvanecem no tempo. Memórias que caem no esquecimento e histórias que ficam por contar. 

Com os “Postais de Aveiro” procuramos eternizar um pedaço da nossa herança cultural - o postal. O postal representa uma tradição familiar, sobejamente conhecida por quem está cá há mais tempo, e a descobrir pelos mais jovens. Um símbolo para todos aqueles que viajam e querem guardar consigo um pouco das cidades que descobriram.

As ilustrações de Joana Braga, artista local, que antes deram cor às histórias do  “Stories for Solidarity” dão agora vida a esta coleção de postais . Cada um único e especial, contando através da aguarela a herança cultural escondida em cada rua e em cada canal.  Esta coleção conta com nove pinturas  das paisagens de locais icónicos como o Farol da Barra, a Ponte dos Botirões ou as Salinas de Aveiro.  Qualquer pessoa poderá comprar estes postais num dos estabelecimentos locais aderentes: Alma de Alecrim, Aqui à Volta e Zeca.

Para além de uma lembrança de Aveiro, estes postais representam um contributo para a comunidade. São desenhados por uma artista local, impressos pelos nossos amigos da Quero Imprimir, e vendidos em lojas do comércio local. São uma aposta na Agora Aveiro e na sua missão social.  

O “Postais de Aveiro” é uma ação que faz parte do projeto “I Love Aveiro”. É feito em colaboração com o Alma de Alecrim, Aqui À Volta e Zeca. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Sérgio Domingues

18-11-2020