• Inclusão e Sensibilização Social

Carinho por Correspondência

Em alturas em que não podemos estar perto uns dos outros criámos uma forma de juntar gerações e quebrar a barreira do isolamento

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 5 segundos

© Helder Berenguer

E se pudéssemos juntar a alegria e a energia contagiante das crianças à sabedoria e às histórias aconchegantes dos mais velhos?

Foi exatamente o que o projeto “Agora Escreve-me!” proporcionou a dez alunos do Centro Escolar de Santiago e a dez utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia que, entre 6 de outubro e 14 de dezembro, trocaram correspondência entre si.

Neste processo, a Agora Aveiro fez o papel de carteiro, assegurando a troca de cartas entre cada um dos idosos e cada uma das crianças do 4º ano. Assim certificámo-nos que cada um dos pares comunicava semanalmente, de forma divertida e afetuosa e que nenhuma carta ficava por responder.

Estava prevista uma tarde de convívio, de forma a que os intervenientes nesta troca de cartas se conhecessem ao vivo. Mas, infelizmente, e devido à situação pandémica que vivemos, este encontro de gerações  decorreu de forma online. Mas, nem por isso, as palavras que até aqui foram escritas, deixaram de ser ditas. 

Todo este projeto revelou-se bastante positivo para as crianças, mas ainda mais para os idosos. Ganhou uma inesperada relevância devido às restrições e ao isolamento resultado da pandemia. Helena Ribeiro referiu:

Gostei muito! Voltava a fazer e gostaria de poder continuar a trocar cartas com o Gabriel; pena não ser por um período mais extenso para podermos abordar mais temas, podermo-nos conhecer melhor e trocar impressões; graças ao Gabriel aprendi e provei o que era o doce do Morgado do Bussaco, entre muitas outras coisas... Gostaria de ter falado mais tempo…

Amália também gostou bastante da iniciativa:

Gostei! Fico muito feliz por a Carolina ter gostado dos meus desenhos. Espero que ela um dia me venha visitar. Com este projeto, ganhei uma amiga. A Carolina dá para perceber que é uma menina linda, meiga e sabe escrever lindas cartas.

O “Agora Escreve-me” é uma ação que faz parte do projeto “Encontro de Gerações”. Foi realizada em parceria com o Centro Escolar de Santiago e a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e teve o apoio do Município de Aveiro e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Vânia Martins

15-12-2020