• Inclusão e Sensibilização Social

Conversas Sem Idade - A Vida em Pandemia

Em plena crise pandémica, como será que as diferentes gerações enfrentam a mudança radical provocada nas suas vidas?

O objetivo? Tentar perceber como é que a pandemia tem afetado as diferentes gerações, fomentar uma maior compreensão e tentar aproximar a nossa comunidade. O desafio? Salvaguardar a saúde e o bem-estar dos participantes. Com a tecnologia na ponta dos dedos, a nossa equipa recorreu a plataformas de videochamadas para realizar uma série de entrevistas e criar o vídeo “Conversas Sem Idade - A Vida em Pandemia”.

Durante os meses de setembro e outubro, pessoas de diferentes idades e percursos falaram-nos um pouco sobre a sua experiência durante o período de confinamento. O vídeo é uma janela para a forma como estas pessoas têm lidado com a nova realidade. O que fizeram? Leram, dançaram, pegaram em hobbies abandonados ou aventuraram-se em novos, redescobriram como viver o seu dia-a-dia quando a rotina que conheciam foi atirada pela janela. De que sentiram mais falta? Do convívio, do olhar olhos nos olhos, das pessoas.

Nesta compilação de desabafos sobre uma jornada que se estende há vários meses, comprova-se que, apesar de diferentes, todas as faixas etárias acabam por ter algo em comum. Nestes momentos de incerteza, a mensagem é de cuidado redobrado, mas também de transformação, de otimismo e força, há um recusar em baixar os braços no que toca a sonhar.

Todos os membros da comunidade têm algo que os une, similaridades que transcendem as suas diferenças. Independentemente da idade, etnia, religião, e todos os outros grupos de que possamos ou não fazer parte, todos sentimos falta de conviver e abraçar, com força, as pessoas de quem gostamos.

Este projeto contou com o apoio do Centro Social e Paroquial da Vera Cruz (CSPVC), da Câmara Municipal de Aveiro e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P.

Agora Aveiro

31-12-2020