• Inclusão e Sensibilização Social
  • Erasmus+

Adeus, voluntários!

O nosso mais recente projeto do Corpo Europeu de Solidariedade chegou ao fim!

Com a mais recente despedida da nossa última voluntária, Eni, terminou oficialmente o projeto de voluntariado de longa duração “Learners, Activists, Doers, Superheroes”. Graças ao Corpo Europeu de Solidariedade (CES) hospedámos, mais uma vez, na nossa organização parceira, o Centro Social Paroquial (CSP) Vera Cruz, cinco jovens movidos pelo desejo de marcar a diferença. Desta vez, os voluntários vieram de Itália, Hungria, França e Lituânia.

Os primeiros participantes chegaram em março de 2019 e ficaram até ao início da pandemia, cerca de 12 meses. Os últimos, chegados em agosto, ajudaram corajosamente esta instituição social até ao final de 2020, mesmo durante a crise do COVID-19.

Juntos enfrentámos vários desafios, mas todos os voluntários concordam que o seu tempo em Aveiro foi uma experiência que transformou as suas vidas. Não foi preciso muito tempo até se começarem a sentir como locais, ao descobrir as suas pastelarias preferidas, juntarem-se a diferentes desportos, participarem em atividades culturais e ao travarem novas amizades.

Durante o projeto tiveram a oportunidade de trabalhar com crianças, refugiados e idosos, de forma a ajudar aqueles que mais precisam e a dar uma mãozinha sempre que necessário nas tarefas da CSP Vera Cruz. Ao ajudar na instituição hospedeira e viver fora do seu país de origem, tiveram a oportunidade de desenvolver diversas capacidades e competências como melhorar o Inglês, aprender Português, experienciar como é viver num ambiente intercultural, experimentar variadas atividades práticas, entre outras.

Aqui ficam alguns testemunhos dos nossos voluntários:

Este projeto fez-me descobrir que gosto de trabalhar com idosos e que aprendo facilmente outras línguas. Além disso, graças às pessoas que conheci e experiências que tive, encontrei uma universidade em que estou interessada e a planear frequentar a partir de setembro. Aprendi muito mais sobre temáticas sociais e ambientais e sinto-me mais empenhada em encontrar soluções e a agir. Numa perspetiva geral, penso que a minha vida não seria igual sem este projeto: abriu incrivelmente a minha visão do mundo.

Este projeto teve um grande impacto em mim. Em apenas um ano, tornei-me mais receptivo a novas ideias e muito mais flexível. Vi as pessoas de uma perspetiva diferente, o que me fez perceber o quão semelhantes somos apesar dos diferentes estilos de vida e origens.

Eu diria que o maior impacto que este projeto teve em mim pode ser explicado pelo motto da Agora Aveiro, “BE THE CHANGE” (Sê a Mudança). A razão pela qual ainda me marca é pelo facto de ser uma frase simples, que podemos dizer a nós mesmos em variadas situações, em que o ponto principal é que a mudança pode sempre partir de mim, se eu quiser fazer parte dela. Isto foi o que eu experienciei mais fortemente durante o projeto CES.

Queremos ainda agradecer aos nosso parceiros que colaboraram neste projeto e apoiaram os voluntários - a Câmara Municipal de Pádua, a Egyesek Youth Association de Budapeste, Hungria, a Actio Catholica Patria de Caunas, Lituânia e o Club pour l'UNESCO Jean Laurain de Métis, França.

Se gostavas de embarcar numa aventura semelhante, visita a nossa página do Erasmus+ para mais informação, contacta-nos ou encontra os nossos futuros projetos no site do CES.

Nataša Gološin

15-02-2021