Avançar para o conteúdo principal
  • Inclusão e Sensibilização Social

Entra na onda solidária!

Nesta primavera, o “Precisas? Então leva!” trocou as ruas pelas escolas, em busca de novos pupilos solidários

Tempo estimado de leitura: 2 minutos e 20 segundos

© Helder Berenguer

O que fazer por um mundo onde a solidariedade não é a exceção mas a regra? Começamos pelos mais novos.

Com o intuito de ajudar as instituições locais de solidariedade no seu apoio aos grupos mais vulneráveis e de sensibilizar os mais jovens a tomar uma atitude proativa perante os problemas da sua comunidade, a Agora Aveiro lançou uma nova edição do “Precisas? Então leva!”. O desafio foi lançado ao Agrupamento de Escolas de Aveiro que, com grande agrado e satisfação, aceitou albergar nas suas escolas o nosso grande armário vermelho, imagem de marca do projeto.

Em 2019, 21,6% da população portuguesa encontrava-se em risco de pobreza. O aparecimento do novo coronavírus, veio agravar esta situação. Com cada vez mais relatos de famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) têm dificuldade em dar resposta a todos os pedidos de auxílio. O projeto surge desta necessidade de apoio. Neste “Roupeiro Solidário” os alunos, e suas famílias, são convidados a colocar bens de primeira necessidade, como vestuário e produtos de higiene. Os bens recolhidos serão entregues às IPSS da região, Florinhas do Vouga e Centro Social Paroquial da Vera Cruz, que, por sua vez, se encarregarão de os fazer chegar a todos aqueles que necessitam.

O Roupeiro passará por diferentes escolas de forma a contagiar mais estudantes para esta onda solidária. Ficará na Escola Básica da Vera Cruz até dia 16 de Abril, daí seguirá para a EB João Afonso, onde se alojará até ao dia 30 do mesmo mês. Por fim, terminará a sua viagem, de 3 a 14 de Maio, na Escola Secundária Homem Cristo, onde conhecerá os alunos mais graúdos.   

O mote está dado, não sabia onde deixar? Agora é fácil, faça acompanhar o seu pequenote com bens essenciais e mostre-lhe o caminho da solidariedade. 

O “Precisas? Então leva!” faz parte do projeto “Underground Division”. Tem como parceiros o Agrupamento de Escolas de Aveiro, a Florinhas do Vouga e o Centro Social Paroquial da Vera Cruz. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, do Corpo Europeu de Solidariedade, do Programa Geração Z e do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Inês Silva