• Inclusão e Sensibilização Social

Atreve-te a Refrescar a tua Mente!

O que se esconde por detrás da porta de um frigorífico? Neste Dia Mundial do Livro desafiámos a chuva e espalhámos dezenas de livros pelas cidades que acolhem o nosso “Refresca a tua Mente!”

© Helder Berenguer

Um bom livro pode ser quase como uma lufada de ar fresco na vida de quem o lê. Dentro das suas páginas podemos encontrar o conforto num dia mau, uma companhia num momento aborrecido, uma inspiração para mudar de hábitos ou novas perspetivas sobre o que nos rodeia. Encontramos mundos repletos de aventura, ação e romance que nos divertem, distraem e aconchegam.  

Tendo em conta a importância da literatura na vida de cada um, a Agora Aveiro trouxe mais uma edição do “Refresca a tua mente”. Fazendo jus ao nome do projeto, os voluntários deram nova vida a frigoríficos avariados, adaptando-os para servirem de pontos de recolha e entrega de livros. Nestes pontos de “bookcrossing”, qualquer pessoa pode levar ou deixar os seus livros.

Os hábitos de leitura em Portugal encontram-se entre os piores da União Europeia. Iniciativas como esta são essenciais para despertar a curiosidade e incentivar um hábito tão simples, mas ao mesmo tempo tão importante, quanto ler. Assim, criado em 2018 com objetivo de incitar à leitura, o “Refresca a tua mente” não tem parado de crescer. Este ano o projeto conta com três frigoríficos, recheados de livros, em Oliveira de Azeméis, Águeda e Estarreja. Mas o projeto não ficou apenas por aqui. Para celebrar o Dia Mundial do Livro, através de uma campanha de “guerrilha”, a Agora Aveiro decidiu espalhar por estas localidades alguns livros. Estes, embrulhados para não desvendar o mistério do seu conteúdo, foram sendo recolhidos pelos habitantes que lhes deram um novo lar e partiram à descoberta destes novos mundos.

Queres saber o que se esconde por detrás das portas dos nossos frigoríficos? Não hesites em procurá-los e vem refrescar a tua mente!

O "Refresca a tua Mente" é realizado em parceria com a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, Biblioteca Municipal Manuel Alegre e Biblioteca Municipal de Estarreja. Conta com o patrocínio da FNAC Aveiro como Golden Sponsor e da Ror de Livros, Antiqualha e Aveirotel como Silver Sponsors. Teve ainda o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..

Liane Carvalho

23-04-2021